Leitura: 3 minutos

A tecnologia vem avançando em todos os segmentos. Em áreas como engenharia e infraestrutura não imaginamos como os resultados obtidos por meio de novas técnicas estão ajudando profissionais a realizarem obras de forma mais rápida e segura.

Conhecer o material é tão importante quanto saber qual método será empregado na realização do projeto. Metalon ou ferro, plástico ou resina, concreto ou cimento, todos esses produtos e suas especificações devem ser conhecidas para que o resultado fique alinhado com o que foi planejado, principalmente quando em se tratando da infraestrutura, etapa que demanda cuidados com a segurança e orçamento do projeto.

Veja as principais características de cada produto

Um dos materiais básicos de qualquer estrutura são tubos e barras metálicas. De diferentes modelos podem ser aplicados em muitas áreas e para diversas funções. Alguns desses tipos foram generalizados pelo público como é o caso do Metalon e do tubo quadrado de aço, que são parecidos, mas possuem algumas diferenças. Veja as especificações de cada um:

  • Metalon

São tubos de aço carbono que podem ser quadrados ou retangulares. São costurados, ou seja, foram feitos a partir de uma chapa que sofreu dobras e foi emendada por solda. Como são produzidos por chapas de aço, podem ser vendidos com diversas espessuras que variam de 0,75 mm a 3,00 mm sempre em barras de 6000 mm de comprimento (6 metros). Essa variedade da parede do tubo ajuda a escolher a melhor medida para o projeto. Podem ser galvanizados, conferindo uma proteção contra corrosão.

  • Tubo Quadrado de Aço

Todas as normas mencionadas no Metalon se aplicam ao tubo quadrado, com exceções do formato (neste caso estritamente quadrado) e em sua constituição. O tubo quadrado pode ser com costura ou sem costura. Este último é quando o tubo é feito de um cilindro sofrendo ação de calor extremo para ficar oco e poder ser moldado no formato quadrado. Devido à sua produção mais complexa, são mais caros e difíceis de encontrar no mercado, porém, são perfeitos para utilização em locais que sofrerão alta pressão e mudanças extremas de temperatura.

Diferentes utilidades dentro da construção civil

A construção civil é o segmento que utiliza constantemente o Metalon e o tubo quadrado, principalmente na infraestrutura das construções. Neste momento, saber qual espessura da parede do tubo será utilizado é importante para a segurança da obra. Nem sempre a escolha do material mais grosso será a decisão mais acertada, levando em consideração o custo que um grande número de peças pode causar na obra.

Para a utilização em áreas externas, como na produção de portões e janelas, por exemplo, a escolha do tubo galvanizado é um investimento que vale à pena, tendo em vista que estarão sofrendo ação constante do sol e da chuva. É importante ressaltar que matérias que receberam ação de altas temperaturas como solda ou maçarico devem receber a aplicação de um anticorrosivo como zarcão para uma proteção extra.

Esse material ganhou grande espaço na construção civil muito pela sua versatilidade e aplicação em setores da infraestrutura e acabamento da obra. Outra vantagem que pode facilitar a escolha do Metalon é a sua facilidade na limpeza e na renovação da pintura. Confira mais benefícios:

  • Baixo custo
  • Durabilidade
  • Versatilidade
  • Manutenção

Conteúdo fornecido por colaboradores não representam a opinião do portal