em

7 coisas que você não sabia sobre as coroas de flores

Desde os tempos antigos, antes mesmo de Cristo, as coroas de flores eram usadas apenas por vencedores de batalhas e pessoas influentes, eles as ganhavam como uma forma de homenagem. Nos jogos olímpicos da Grécia, os vencedores recebiam uma coroa de louros. Ela significava o reconhecimento de todos pela vitória e conquista. No caso da coroa de […]

Ilustração. Foto: Pixabay
  1. Desde os tempos antigos, antes mesmo de Cristo, as coroas de flores eram usadas apenas por vencedores de batalhas e pessoas influentes, eles as ganhavam como uma forma de homenagem.

  1. Nos jogos olímpicos da Grécia, os vencedores recebiam uma coroa de louros. Ela significava o reconhecimento de todos pela vitória e conquista. No caso da coroa de flores, o simbolismo é justamente coroar a pessoa falecida por todos os feitos em vida, reconhecendo sua importância.

  1. A maioria das pessoas que dão coroas de flores, acham que ela se destina aos familiares do falecido, e por isto, costumam pedir mensagens de consolo para eles. No entanto, isso é um equívoco, pois a faixa deve-se destinar ao homenageado, no caso, o finado.

  1. Uma coroa de flores pode ser facilmente encontrada em diversas ocasiões. Em momentos felizes, como eventos acadêmicos, premiações e outras celebrações de conquistas. E em momentos tristes como velórios e funerais.

  1. Antigamente os velórios eram realizados nas casas dos falecidos e, como forma de homenagem, as pessoas levavam flores para dar adeus à pessoa que partiu. Era comum todos os familiares comparecerem. Com o passar do tempo, os velórios começaram a ser realizados em locais como igrejas e cemitérios e muitos parentes não conseguiam comparecer, seja pela distância do local ou pelo horário do velório. Então, como uma forma de homenagear o falecido mesmo estando longe, essas pessoas mandavam coroas de flores com cartões de condolências.

  1. Muitas vezes, na angústia do momento, os familiares nem liam os cartões e enterravam o falecido junto com as homenagens, foi daí que surgiu a ideia de a coroa de flores ficar exposta no período do velório juntamente com a faixa.

  1. A flor sempre foi considerada representação da vida para muitas religiões, por isso a coroa de flores é encarada como um símbolo que retrata a vitória da vida sobre a morte. Amigos e familiares deixam coroas de flores na certeza de que o espírito da pessoa vencerá o momento de transição e entrará na próxima existência com muito mais harmonia e felicidade.

Seja qual for o motivo, a coroa de flores sempre representou a conquista e vitória de alguém sobre algo, seja em vida ou em morte, ela sempre será um símbolo de homenagem.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Jundiaí (SP) recebe primeira fábrica da América Latina de equipamento para radioterapia

Jundiaí (SP) recebe primeira fábrica da América Latina de equipamento para radioterapia

segredos para cumprir metas de ano novo

Como elaborar as metas para o próximo ano?