em

Dicas importantes para viajar com animais de estimação no carro

As férias de julho se aproximam e muitas pessoas estão começando a planejar a viagem em família. Isso, em muitos casos, inclui os animais de estimação. Enquanto alguns animais adoram passear de carro, outros podem achar a situação muito estressante. Para que as férias sejam divertidas para animais e humanos, alguns cuidados devem ser tomados […]

Ilustração. Foto: Pixabay

As férias de julho se aproximam e muitas pessoas estão começando a planejar a viagem em família. Isso, em muitos casos, inclui os animais de estimação. Enquanto alguns animais adoram passear de carro, outros podem achar a situação muito estressante. Para que as férias sejam divertidas para animais e humanos, alguns cuidados devem ser tomados na hora de organizar a viagem.

Faça um teste drive com o seu animal

Se o seu animal de estimação não estiver acostumado a andar de carro, ele poderá precisar de tempo para se ajustar ao movimento. Prepare-se levando o bichinho para passeios pela cidade durante as semanas que antecedem a viagem.

Comece com uma volta rápida pelo bairro em velocidade reduzida e vá estendendo a duração dos passeios pouco a pouco para que o animal possa se sentir confortável dentro do carro. Lembre-se de levá-lo sempre em uma caixa de transporte confortável para a segurança de todos no veículo.

Ilustração. Foto: Pixabay
Ilustração. Foto: Pixabay

Tenha a documentação correta

Seu animal de estimação nunca deve viajar sem identificação e, caso tenha que cruzar alguma fronteira, será necessário contar com o CZI – Certificado Zoossanitário Internacional. Também é uma boa ideia agendar um check-up com seu veterinário uma semana antes da viagem. Assim, você pode pedir a documentação necessária e também abordar qualquer preocupação com a saúde do seu pet. Se seu gato ou cachorro ainda não tem um microchip de identificação, esta pode ser uma boa oportunidade para fazê-lo.

Prepare um Kit de Emergência

Animais de estimação são como crianças e você precisa estar preparado para qualquer coisa durante a viagem. Especialistas recomendam a preparação de um kit de emergência que inclua:

  • Documentos do animal
  • Comida
  • Água
  • Sacolinhas para excrementos e caixa de areia para gatos
  • Coleira extra
  • Brinquedos favoritos e guloseimas que o animal já esteja acostumado a comer
  • Qualquer medicação que o animal esteja tomando
  • Remédio para náusea recomendado por um veterinário

Também recomendamos que você forre a caixa de transporte com uma manta familiar para que o animal reconheça o cheiro de casa e inclua seu brinquedo favorito. Você pode até adicionar uma camiseta usada por alguém da família para que o pet se sinta mais seguro.

Use as proteções adequadas

É muito comum que os donos de pet os deixem livres pelo veículo durante a viagem por não quererem mantê-lo preso em uma caixa durante o trajeto. Deixar seu animal solto pode representar um risco à segurança de toda a família, já que o bichinho pode ser uma distração, além de influenciar negativamente no campo de visão do motorista.

O correto é mantê-lo na caixa de transporte durante todo o tempo em que o carro estiver em movimento. A caixa deve estar bem presa ao assento e com o cinto afivelado. Para que o animal não se estresse, faça paradas periódicas para que ele possa passear por um uns minutos e fazer suas necessidades.

Evite problemas digestivos

Assim como os humanos, os animais podem enjoar em viagens de carro, principalmente nas mais longas. Para evitar que ele se sinta mal, alimente-o de 3 a 4 horas antes de viajar. Se você pretende sair muito cedo, deixe para dar comida quando chegar ao destino. O animal tem reservas e pode esperar algumas horas para comer. Isso evitará que eles enjoem durante o trajeto. Se quer garantir que nada irrite o intestino do seu animal, traga uma garrafa com a água que ele está acostumado a tomar já que a água da torneira nem sempre pode cair bem.

Conteúdo Premium Especial ★

Conteúdo fornecido por colaboradores não representam a opinião do portal

Foto: Iude Richele

Modelo comenta sobre seu look na festa do livro de Domenico Dolce

Ilustração. Foto: Divulgação

Procedimentos de harmonização facial transformam o rosto sem cirurgias