em

Como se planejar para abrir uma franquia de sucesso

Abrir uma franquia pode ser a solução que muitas pessoas esperavam para enfrentar a crise econômica O brasileiro tem um desejo muito grande de ter o próprio negócio, se tornar o chefe de suas próprias decisões e ter sucesso naquilo que ama fazer e, exatamente por esse motivo, as franquias caem como uma luva no […]

Abrir uma franquia pode ser a solução que muitas pessoas esperavam para enfrentar a crise econômica

Foto: Dino
Foto: Dino

O brasileiro tem um desejo muito grande de ter o próprio negócio, se tornar o chefe de suas próprias decisões e ter sucesso naquilo que ama fazer e, exatamente por esse motivo, as franquias caem como uma luva no caminho de quem deseja abrir sua própria empresa, mas precisa de suporte e orientação para isso. Apesar dessa enorme afinidade com o mercado de franquia, para tomar esse importante passo na carreira profissional, é preciso de planejamento e muita força de vontade.

Ao contrário do que muitos iniciantes no universo das franchises imaginam, ter um negócio próprio não significa somente fazer o investimento inicial, para depois sentar na sua cadeira de chefe e esperar pelos resultados. Muitas vezes é o dono da franquia que tem que arregaçar as mangas para conquistar os primeiros resultados que precisa para seguir em frente, vencendo o primeiro ano de atividades e, geralmente, de recuperação financeira. Por esse motivo é que muitos especialistas afirmam que o primeiro passo para abrir uma franquia é, simplesmente, o desejo de trabalhar para fazer dar certo.

Depois de ter a certeza que guiar um negócio próprio é o desafio que você estava procurando, é necessário avaliar outros pontos importantes antes de fechar contrato com uma rede de franquia: estudar o mercado, para saber se você está investindo no nicho certo, se especializar em conhecimentos básicos de gestão, negócios e economia e, principalmente, encontrar uma lista de franquias de sucesso disponíveis para investimento, são passos essenciais. Essa terceira etapa, apesar de complementar aos outros que apresentamos, é extremamente essencial para quem deseja ter bons resultados logo no seu primeiro ano de atividade. Uma franquia de sucesso geralmente é associada a bons suportes técnicos e práticos da empresa que fornece esta oportunidade, além de uma maior garantia de retorno dos clientes.

As franquias geralmente mais procuradas por quem está começando nesse universo tem grande relação com o mercado alimentício ou de estética, porque muitos empreendedores acreditarem que são garantia de retorno fácil. Entretanto, é importante abrir os olhos para outros campos que estão mostrando crescimento interessante nesse ramo, como por exemplo as franquias de negócios de saúde. Muitas clínicas de exames e até mesmo de multiespecialidades têm investido nesse mercado de franchise e obtendo excelentes resultados para seus empreendedores. O valor de investimento inicial é outra característica interessante dessas alternativas, visto que são significativamente menores do que as de franquias de renome no mercado.

Independentemente do tipo de franquia que chamou sua atenção, tomar essa decisão demanda um bom tempo de estudo e planejamento para fazer as escolhas certas. Entrar nesse mercado, por mais que pareça simples, é apenas o começo de um grande desafio profissional – porém, extremamente recompensador.

A GlobalMed Franquias (http://franquia.globalmedclinica.com.br) é uma rede de franchise derivada da clínica de mesmo nome, que alcançou sucesso com seus preços populares e sua multiespecialidade.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Olimpíadas do Rio mostra a força das atletas femininas

Palestra ​gratuita ​em Botafogo ensina a arte de superar a si mesmo