em ,

Bahia: Gasolina sobe mais do que nacional em Salvador e RMS

O HB20 do supervisor industrial Marcel Calmon é até econômico, faz 12km por litro. Mas, como ele trabalha no Polo Industrial de Camaçari, a 35km de casa, isso não quer dizer muita coisa. “São 70km por dia. Contando com as saídas de fim de semana, são 500km por semana, ou seja, um tanque”. Em novembro […]

Salvador e RMS registraram aumento de 15,85%
Salvador e RMS registraram aumento de 15,85%

O HB20 do supervisor industrial Marcel Calmon é até econômico, faz 12km por litro. Mas, como ele trabalha no Polo Industrial de Camaçari, a 35km de casa, isso não quer dizer muita coisa. “São 70km por dia. Contando com as saídas de fim de semana, são 500km por semana, ou seja, um tanque”. Em novembro do ano passado, isso era um problema. Mas, de dezembro para cá, se tornou um problemão.

“Gastava por mês R$ 432. Com o aumento foi para R$ 560”, reclama Calmon. Em Salvador e Região Metropolitana (RMS), o preço da gasolina subiu muito acima da média nacional no último mês de 2013.

Enquanto o índice no Brasil ficou em 4,04%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na RMS, o aumento foi de 15,85%. No acumulado do ano, a gasolina aumentou, em média, 6,53% no Brasil e 7,58% na Bahia. O reajuste do etanol no estado também foi superior à média nacional, embora a diferença tenha sido menor. Para o presidente do Sindicato do Comércio de Combustíveis da Bahia (Sindicombustíveis), José Augusto Costa, o aumento não foi tão grande assim. “Não dá para levar em conta só o aumento do mês, porque isso é muito relativo. O aumento do ano foi um pouco maior, mas a diferença foi irrelevante”, garantiu. Leia mais no Correio.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Governo baiano permanece com nome no “SPC”

Afiliada da Record exibe cena de estupro em programa e vira alvo do MP