em ,

Microsoft já teria escolhido novo CEO, e Bill Gates estaria de saída

Depois de muito tempo, várias especulações e uma montanha-russa de favoritos, os rumores parecem ter definido o próximo CEO da Microsoft, que assumirá o posto de Steve Ballmer no comando da empresa. Seu nome é Satya Nadella, um veterano na empresa e que já conhece bem os entremeios da companhia. Sua escolha para o cargo […]

(Foto: reprodução)
(Foto: Reprodução)

Depois de muito tempo, várias especulações e uma montanha-russa de favoritos, os rumores parecem ter definido o próximo CEO da Microsoft, que assumirá o posto de Steve Ballmer no comando da empresa. Seu nome é Satya Nadella, um veterano na empresa e que já conhece bem os entremeios da companhia.

Sua escolha para o cargo também representaria o fim da linha para Bill Gates como presidente do quadro de diretores da companhia, cargo que ocupa desde que deixou de participar do cotidiano da empresa em 2008. 

A saída de Gates faria sentido, já que o novo chefão da Microsoft precisaria responder a seus dois predecessores, contando com Steve Ballmer, que também é um dos membros do quadro de diretores, o que nem todos estão dispostos a aceitar. Além disso, Bill Gates vem se preparando há anos para deixar de ser um nome relevante para a Microsoft, vendendo gradualmente suas ações, e se preocupando mais com a Bill & Melinda Foundation, sua instituição beneficente sem fins lucrativos.

A especulação ganhou mais força com uma reportagem da Bloomberg, citando Nadella como a provável escolha da empresa, que já está em processo de escolha desde o anúncio da renúncia de Ballmer, feito em agosto. Na ocasião, o executivo havia prometido permanecer mais um ano no cargo, até que fosse escolhido seu substituto.

Nadella, há 20 anos na companhia, é um dos nomes que têm sido citados desde que o processo de transição e seleção começou. Ele é o líder do setor de cloud computing da Microsoft e da área de produtos corporativos, que é o que mais tendo dado resultados na empresa nos últimos tempos. Assim, ele é especialista em uma das áreas mais importantes da empresa.

Antes da reorganização recente da Microsoft, ele era encarregado da área de servidores e ferramentas, e já trabalhou em pesquisa e desenvolvimento para serviços online e já foi vice-presidente de produtos corporativos. Assim, ele conhece bem a empresa que deverá liderar.

Caso a especulação se confirme, Satya Nadella terá superado outros candidatos de renome, que também foram citados como fortes para o posto. É o caso de Alan Mulally, chefão da Ford, e Stephen Elop, ex-CEO da Nokia, que agora é parte do quadro de funcionários da Microsoft. Informações do Olhar Digital.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Uso de aplicativos para mensagens ameaça serviço de SMS das operadoras

Padre Paulo Sérgio recebe provisão e toma posse da Paróquia Senhora Santana em Angical