em

CNBB e movimentos em defesa da vida emitem nota contra o aborto

Os bispos e outras entidades conclamam as comunidades a se manifestarem publicamente em defesa da vida A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última terça-feira, 29 de novembro, descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do […]

Os bispos e outras entidades conclamam as comunidades a se manifestarem publicamente em defesa da vida

Foto: Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)
Foto: Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última terça-feira, 29 de novembro, descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pelo grupo.

Nesta quinta-feira, 01 de dezembro, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou nota oficial na qual reafirma a posição da Igreja de “defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural”.

Os bispos reafirmam também “incondicional posição em defesa da vida humana, condenando toda e qualquer tentativa de liberação e descriminalização da prática do aborto. Conclamamos nossas comunidades a rezarem e a se manifestarem publicamente em defesa da vida humana, desde a sua concepção”.

Outras entidades religiosas e de defesa da vida também se manifestaram sobre a decisão do Superior Tribunal Federal.

O Projeto Juntos Pela Vida, que reúne inúmeras organizações pró-vida do Brasil, também divulgou nota manifestando repúdio a decisão da primeira turma do Supremo Tribunal Federal. Na nota, a entidade afirma que “a decisão contraria o artigo 5º da Constituição Federal onde a vida é declarada como direito inviolável, além de usurpar a função do Poder Legislativo, o único responsável por criar novas leis”.

O site do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem aborto também emitiu parecer sobre o assunto ressaltando que “a Primeira Turma que seguiu o voto-vista utilizou a frágil situação para tomar posicionamento sobre matéria que está sendo discutida pelo Congresso Nacional, extrapolando o princípio da divisão dos Poderes, pilar do nosso Estado Democrático de Direito”.

A12.com

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

FPI encerra com 1.800 animais silvestres resgatados e muito trabalho para preservação do Velho Chico

Ministério Público Federal

Justiça mantém embargo de fazenda sem licenciamento ambiental em Barreiras (BA)