em

ABSONO prepara Semana do Sono 2018

Assim como nas demais situações da vida, a regra para respeitar o ritmo de cada um também vale para o sono. Os estudos relacionados ao sono alertam que acordar no mesmo horário, dormir mais ou dormir menos, é sim uma particularidade de cada indivíduo. Mudar isso de maneira forçada é prejudicial à saúde da pessoa. […]

Assim como nas demais situações da vida, a regra para respeitar o ritmo de cada um também vale para o sono. Os estudos relacionados ao sono alertam que acordar no mesmo horário, dormir mais ou dormir menos, é sim uma particularidade de cada indivíduo. Mudar isso de maneira forçada é prejudicial à saúde da pessoa.

Esse é o alerta que a Semana do Sono 2018 vai promover em todo o Brasil. “Respeite seu sono e siga seu ritmo”, quer mostrar a importância de considerar e respeitar o ritmo biológico de cada pessoa. A temática vai ser abordada na semana, que acontece de 12 a 18 de março, promovida pela Associação Brasileira do Sono, ABSONO. Em Criciúma a campanha terá o dia D no sábado, dia 17, com um evento na praça Nereu Ramos, com promoção de informações e atendimento gratuito sobre dúvidas relacionadas a distúrbios do sono. Temas como privação do sono, apneia obstrutiva do sono e insônia poderão ser discutidos com equipe multidisciplinar que estará reunida. O evento é promovido em parceria com a ABSONO-SC e Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma.

O presidente da ABSONO em Santa Catarina, Fábio José Fabrício de Barros Souza, pneumologista e especialista em medicina do sono, explica que a campanha pretende mostrar como o sono influencia diretamente algumas pessoas de acordo com o seu ritmo biológico, refletindo na produtividade, humor, desempenho escolar e esportivo. “Um dos temas está ligado diretamente à adolescência, que tem a necessidade de dormir mais tarde e acordar mais tarde e muitas vezes sofre com o início dos horários de aulas muito cedo…”, explica Fábio Souza. Importante ressaltar que praticamente metade da população mundial sofre com algum distúrbio do sono e que no Brasil 1 a cada 3 brasileiros tem apneia obstrutiva do sono (a qual aumenta muito risco de hipertensão, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral). Estes índices alarmantes ressaltam a importância do sono e do check up do sono avaliado por polissonografia (exame do sono).

Luca Moreira

Este conteúdo é de inteira responsabilidade do autor.

Pastore Sesc Santo Andre

Pastore: ingressos à venda para show no Sesc Santo André

Payot comemora 65 anos de atuação no Brasil