em

Municípios baianos recebem caminhões-pipa para combater efeitos da seca

Mais 71 municípios de 19 territórios de identidade da Bahia receberam nesta segunda-feira (04/11/2013) caminhões-pipa para o combate aos efeitos da seca. A entrega, realizada no Parque de Exposições de Salvador pelo governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, César Borges, faz parte do conjunto de ações estruturantes do Estado para a convivência com […]

Mais 71 municípios de 19 territórios de identidade da Bahia receberam nesta segunda-feira (04/11/2013) caminhões-pipa para o combate aos efeitos da seca. A entrega, realizada no Parque de Exposições de Salvador pelo governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, César Borges, faz parte do conjunto de ações estruturantes do Estado para a convivência com a estiagem, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

Apenas nesta entrega, foram investidos R$ 19,8 milhões na aquisição dos veículos, com recursos provenientes da segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais é destinado a municípios com até 50 mil habitantes e prioriza as cidades em situação de emergência que possuam maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais.

A prefeita de Itaquara, Iracema Araújo, disse que o município, localizado no semiárido baiano, decretou situação de emergência em março deste ano e não contava com um caminhão-pipa para reforçar o abastecimento de água. “Quando precisávamos de um carro-pipa, recorríamos a Jequié e tínhamos que esperar até três dias”.

Além de caminhões-pipa, as prefeituras que preencherem os critérios recebem pás-carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões-caçamba, totalizando até cinco equipamentos para cada município.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Lavrador corta o pulso e morre ao desferir soco contra os vidros de uma porta na residência do pai em Riachão das Neves

The New York Times diz que Salvador se transformou em área de ruínas e criminalidade