em

Sucesso de público na abertura do Congresso de Iniciação Científica da FASB

O poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar reuniu na noite desta quarta-feira (13) cerca de 1,1 mil participantes que puderam conferir a palestra de abertura do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Irreverente e dinâmico, o Carpinejar abordou com leveza o tema do evento deste ano “O Sentido da […]

Palestra abertura CIC, Fabrício Carpinejar. Foto: Divulgação
Palestra abertura CIC, Fabrício Carpinejar. Foto: Divulgação

O poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar reuniu na noite desta quarta-feira (13) cerca de 1,1 mil participantes que puderam conferir a palestra de abertura do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Irreverente e dinâmico, o Carpinejar abordou com leveza o tema do evento deste ano “O Sentido da Iniciação Científica na Atualidade”.

Pela primeira vez no oeste da Bahia, Carpinejar questionou as pesquisas produzidas na atualidade com a disseminação provocada pela Internet. “Na era digital o importante é ser artesanal”, destacou ele, sobre a necessidade dos pesquisadores se ampararem cada vez as suas teses nos teóricos e pesquisas. “Sair da zona de conforto, ir além daquilo que é oferecido midiaticamente. A pesquisa representa o confronto de idéias”, defende.

Palestra abertura CIC, Fabrício Carpinejar. Foto: Divulgação
Palestra abertura CIC, Fabrício Carpinejar. Foto: Divulgação

Ao transformar a palestra em um diálogo, ao andar entre o público, Carpinejar também defendeu a motivação da pesquisa e para o trabalho. “A relação de prazer e gosto estão próximas, e são de extrema importância. A motivação para a pesquisa é superar os objetivos. O prazer em fazer o trabalho de pesquisa não tem nada igual”, afirma ele, que também arrancou gargalhadas com suas histórias ao lembrar da sua vida profissional e acadêmica como poeta e cronista.

Palestra abertura CIC, Fabrício Carpinejar. Foto: Divulgação
Palestra abertura CIC, Fabrício Carpinejar. Foto: Divulgação

Participante de outras edições do CIC, a acadêmica do 3º semestre de Administração, Nadine Oliveira, gostou da abordagem do tema ligado à iniciação da pesquisa. “A partir desta palestra, a absorção do conhecimento será maior durante o Congresso”. Estimulada pelos professores a participar do CIC, Joseane da Câmara, do 1º semestre de Ciências Contábeis da FASB, acredita que o tema desperta aqueles que estão ingressando na Faculdade.

Nos três dias de evento, o CIC vai disponibilizar aos cerca de 1,1 mil inscritos cerca de 130 atividades voltadas para todas as áreas de conhecimento. A organização da 13ª edição do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da FASB considera este evento como um sucesso de público e pela quantidade de atividades disponibilizadas aos acadêmicos e profissionais da região. “A quantidade de inscrições mostra a consolidação do evento e a valorização do conhecimento e do avanço da pesquisa científica em nossa região”, afirma a coordenadora de pesquisa e extensão da FASB, Emília Pignata.

Programe-se – Nesta quinta-feira (14), destaque para a presença do jurista Luiz Flávio Gomes, fundador da primeira rede de ensino telepresencial da América Latina; e do ator e diretor Franklin Albuquerque, que fará um curso de interpretação para o cinema. Sobre a programação e outras informações do evento, acesse o site www.fasb.edu.br/congresso e na fanpage: www.facebook.com/Faculdade.Fasb

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Decotada, Aline Riscado causa tumulto em feira de segurança em São Paulo

Cantora Portuguesa, Patricia Ribeiro, lança clipe “Loteria do amor” com participação especial de Thalita Zampirolli