em

FASB sedia encontro regional sobre Educação com senador Cristovam Buarque

A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) sediou na última segunda-feira (8) o encontro com educadores do oeste da Bahia para a instalação do Comitê em Defesa da Federalização da Educação Básica no Brasil. Realizado no Ginásio de Esportes da instituição, o evento contou com a presença do senador Cristovam Buarque, idealizador do projeto, autoridades […]

FASB sedia encontro regional de educação. Foto: Divulgação
FASB sedia encontro regional de educação. Foto: Divulgação

A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) sediou na última segunda-feira (8) o encontro com educadores do oeste da Bahia para a instalação do Comitê em Defesa da Federalização da Educação Básica no Brasil. Realizado no Ginásio de Esportes da instituição, o evento contou com a presença do senador Cristovam Buarque, idealizador do projeto, autoridades políticas, membros da sociedade civil e profissionais da educação. O diretor presidente da FASB, Tadeu Bergamo, integrou a mesa de abertura da palestra e reforçou o apoio à implantação do Comitê no oeste da Bahia.

O senador Cristovam Buarque ressaltou a importância do evento para disseminar a proposta de Federalização da Educação que prevê “a mudança do atual sistema político que faz a repartição dos recursos sobrecarregando os municípios retirando a responsabilidade da União para com a Educação”.Segundo ele, essa foi a primeira vez em que conseguiu falar para um amplo público de educadores. “Na maioria das vezes participam apenas políticos, intelectuais e empresários. Depois desse encontro acredito que Barreiras poderá ser a pedra fundamental para a implantação deste futuro modelo de gestão da educação brasileira”, afirma.

FASB sedia encontro regional de educação. Foto: Divulgação
FASB sedia encontro regional de educação. Foto: Divulgação

Ao liderar a Frente Parlamentar para a Federalização da Educação Básica, Cristovam acredita no modelo, que torna o Governo Federal responsável por todas as escolas dos municípios. “O Governo deveria intervir naquelas escolas, onde por falta de recursos, os municípios não possam oferecer educação de qualidade”, afirma. O Acadêmico do curso de Direito da FASB, Weber Febrônio, reforça o entendimento da valorização salarial e das condições de trabalho dos professores e de todos os servidores da rede pública de ensino.

Ao participar da comissão que organizou a vinda do Cristovam Buarque para Barreiras, a coordenadora de pesquisa e extensão da FASB, Emília Pignata, acredita neste momento como o marco para a educação regional.  “Foi fundamental a participação direta da FASB, promovendo uma maior aproximação dos nossos docentes e servidores com a temática da federalização da educação”, diz. No evento, o senador aproveitou a oportunidade para lançar o livro “O Erro do Sucesso”. Antes da palestra, ele visitou uma escola da rede municipal, os campi da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Ascom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Conheça Larissa Reis, musa fitness pioneira e campeã de fisiculturismo

Embasa participa da Semana do Meio Ambiente em Barreiras