em

Salvador: Cresce número de apreensões de armas, drogas e veículos recuperados

A eficiência das abordagens realizadas pela Polícia Militar em Salvador e Região Metropolitana, coordenadas pelo Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), resultou em um crescimento de apreensões de armas de fogo, veículos recuperados, apreensão de drogas e presos em flagrante nos cinco primeiros meses deste ano, comparado ao mesmo período de 2014. O número de […]

COPPM. Foto: Divulgação
COPPM. Foto: Divulgação

A eficiência das abordagens realizadas pela Polícia Militar em Salvador e Região Metropolitana, coordenadas pelo Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), resultou em um crescimento de apreensões de armas de fogo, veículos recuperados, apreensão de drogas e presos em flagrante nos cinco primeiros meses deste ano, comparado ao mesmo período de 2014.

O número de flagrantes registrados e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) lavrados aumentou em 6,56% e 3,49% respectivamente, o que representa uma maior atuação, intensificação do policiamento e mudanças de estratégia adotadas desde o início do ano. Percebe-se o crescimento da eficiência quando se observa o aumento no número de apreensão de armas (25,65%), de drogas (17,71%), e do número de veículos recuperados (22,87%) em relação ao mesmo período de 2014.

Entre as mudanças estratégicas adotas está a atuação de um policiamento mais solidário entre as companhias correspondentes ao mesmo comando regional. Se há registro de mais ocorrências em uma determinada região, companhias de outras localidades atuam em conjunto para combater a mancha criminal. Dessa forma, o policiamento não é estático, mas sim colaborativo e sem fronteiras.

A comparação entre os cinco primeiros meses do ano de 2014 em relação a 2015 mostra ainda a queda em 10,48% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). A queda no número de tentativas de homicídios mostrou-se maior, ficando em 31,66%.

Os índices revelam o resultado de uma atuação mais proativa da Polícia Militar, principalmente de reforços operacionais através de ações específicas como a Visão Noturna – realizada pela Rondesp durante a madrugada -, a Força Tática, a Operação Centro Histórico, Corredores Turísticos de Salvador (CTS) e a Cooper – em locais onde as pessoas praticam atividades físicas – realizadas pelas diversas unidades. É importante ressaltar que essas operações receberam um reforço com a utilização, além do policiamento a pé, do policiamento motorizado de quatro e duas rodas.

A nova estratégia aliada à dinâmica de atuação, principalmente das unidades especializadas, ganham reforço com a mudança de comportamento da população, no sentido de colaborar com o trabalho da polícia. Esse é um reflexo do principal foco do comandante geral, coronel Anselmo Brandão, de aproximação da PM com a comunidade.

Interior do Estado também registra queda

O comparativo do mesmo período no interior da Bahia mostra uma diminuição acentuada de 31,81% de tentativas de homicídio, além da queda de 32,44% nos números de roubos de veículos, de 10,48% do número de furtos de veículos e de 41,42% do número de coletivos roubados. Dessa forma, os índices também demonstram o resultado da intensificação de abordagens, principalmente nas estradas.

A corporação ressalta ainda que os esforços seguem concentrados para cada vez mais reduzir os índices criminais e obter bons resultados de abordagens, com intuito de agir preventivamente contra ilegalidades.

PM/BA

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Aparecida: Prefeito sanciona lei que cria a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra das Areias

China aposta em energia atômica