em

Feira de Santana terá a frota de ônibus urbanos mais nova do país

Pela primeira vez na história recente das cidades de médio e grande porte, a frota usada no transporte urbano de passageiros será 100% zero quilômetro e, consequentemente, a mais nova do país. Todos os ônibus que farão este serviço em Feira de Santana serão novinhos em folha. O investimento feito pelas empresas Rosa Ltda e […]

Vistoria de ônibus foto Silvio Tito. Foto: Silvio Tito
Vistoria de ônibus foto Silvio Tito. Foto: Silvio Tito

Pela primeira vez na história recente das cidades de médio e grande porte, a frota usada no transporte urbano de passageiros será 100% zero quilômetro e, consequentemente, a mais nova do país. Todos os ônibus que farão este serviço em Feira de Santana serão novinhos em folha. O investimento feito pelas empresas Rosa Ltda e Auto São João, apenas na compra dos veículos, se aproxima de R$ 70 milhões. Proporcionalmente, o município terá uma das frotas mais novas do país.

Estes veículos são aliados ambientais, porque haverá redução de gás carbônico, e vai oferecer conforto, rapidez e segurança para os passageiros. Ônibus novos, afirmam especialistas, tem impacto positivo entre as pessoas que os usam nos seus deslocamentos e diminuem consideravelmente a probabilidade de interrupção do serviço por falha mecânica. As empresas colocarão à disposição dos passageiros 270 ônibus.

Vistoria de ônibus foto Silvio Tito. Foto: Silvio Tito
Vistoria de ônibus foto Silvio Tito. Foto: Silvio Tito

“O nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade, confortável e que gere confiança entre os passageiros”, afirmou o prefeito José Ronaldo. Para ele, os novos veículos não vão apenas otimizar o transporte público, com o cumprimento de horários, mas serão agentes de uma transformação sem precedentes no transporte público em uma cidade do porte de Feira de Santana. “Não se tem notícia da renovação de uma quantidade de ônibus como será feita em Feira. Com certeza vamos estar na vanguarda neste setor nos próximos anos”.

Para se fazer um comparativo: a frota de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, ganhou 125 novos ônibus, que representam 41% do total; os 142 novos veículos incorporados em Limeira (SP) renovaram a idade média da frota para 2,8 anos. Apenas a cidade paulista Peruíbe renovou completamente a sua frota de 17 veículos neste ano. Os pedidos confirmados pelas empresas Auto São João e Rosa Ltda contribuíram para o desempenho das fabricantes de ônibus neste ano. Em setembro, por exemplo, foram produzidos apenas 1,7 mil ônibus, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

CRAS encerra atividades dos projetos Arte em Jogo, Ser Mulher e Ativ´Idade

Mulher é brutalmente assassinada em Posto da Mata