em

Em videoconferência com Dilma, Rui anuncia ação de enfrentamento ao Aedes nas escolas

Antes de iniciar uma agenda extensa de trabalho na cidade de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (29), o governador Rui Costa participou de uma videoconferência com a presidente Dilma Rousseff, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Ao lado do secretário da Saúde, Fábio Vilas-boas, Rui apresentou à presidente as ações que o Governo do Estado […]

Videoconferência aedes. Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Videoconferência aedes. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Antes de iniciar uma agenda extensa de trabalho na cidade de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (29), o governador Rui Costa participou de uma videoconferência com a presidente Dilma Rousseff, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Ao lado do secretário da Saúde, Fábio Vilas-boas, Rui apresentou à presidente as ações que o Governo do Estado tem realizado com o objetivo de apoiar as prefeituras no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. O governador também anunciou uma grande mobilização com as prefeituras para combate ao Aedes no retorno às aulas, além de campanha em rádio e TV para informar sobre os riscos da doença.

De outubro até agora, a Bahia registrou 533 casos suspeitos de microcefelia. Cento e trinta e cinco crianças passaram por tomografias, sendo que 90 tiveram confirmação de diagnóstico da doença, com maior concentração dos casos (60%) em Salvador. Em 13 exames foram detectadas alterações severas no cérebro. Uma das ações do Governo da Bahia de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito será uma campanha de conscientização via celular, dirigida à comunidade de toda rede estadual de ensino.

Durante a videoconferência, Rui Costa informou à presidente Dilma que há cerca de um mês reuniu-se com as Prefeituras dos 100 municípios onde houve maior incidência do Aedes, reforçando a articulação para combater o mal. Houve uma solicitação para que os municípios notificassem à Sesab regularmente sobre os casos da doença, o que é feito, atualmente, por 170 prefeituras das 417 de toda a Bahia.

Dilma, por sua vez, anunciou que no próximo dia 13 de fevereiro será iniciado um grande trabalho de mobilização nos 115 municípios brasileiros mais afetados pelo mosquito, com a entrada de 220 mil militares das Forças Armadas para atuarem em parceria com os agentes de saúde. Além disso, o governo federal assinou nesta sexta-feira (29) uma medida que autoriza os agentes e militares a entrarem em imóveis baldios e abandonados.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Barreiras: Abastecimento é temporariamente suspenso nos povoados da Baraúna, Barreiras Sul e Cinturão Verde

Rainha da Independente posa e dispara: “tapa-sexo tá fora de moda”