em

Professores da FASB iniciam Planejamento Pedagógico 2016

Fevereiro começou em ritmo de planejamento para os professores e coordenadores da Faculdade São Francisco de Barreiras. Reunidos desde segunda-feira, 01 até sexta-feira, 05, eles participam do Planejamento Educacional para o novo semestre letivo. Com o tema Sustentabilidade Coletiva frente aos desafios do segundo recredenciamento da FASB, o evento é um importante momento de reflexão […]

Professores da FASB iniciam Planejamento Pedagógico 2016. Foto: Divulgação/Araticum
Professores da FASB iniciam Planejamento Pedagógico 2016. Foto: Divulgação/Araticum

Fevereiro começou em ritmo de planejamento para os professores e coordenadores da Faculdade São Francisco de Barreiras. Reunidos desde segunda-feira, 01 até sexta-feira, 05, eles participam do Planejamento Educacional para o novo semestre letivo. Com o tema Sustentabilidade Coletiva frente aos desafios do segundo recredenciamento da FASB, o evento é um importante momento de reflexão e aperfeiçoamento das atividades a serem produzidas pelos docentes. O início das aulas será no próximo dia 22.

Ao saudar o quadro de professores da instituição, o diretor administrativo André Bérgamo destacou os desafios do empreendimento FASB frente aos atuais cenários macroeconômicos. Um dos pontos positivos compartilhado com os docentes foi o aumento das vagas da instituição para o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Este ano a Fasb está oferecendo 148, vagas, destas, 30, para o curso de Educação Física.

No primeiro dia de planejamento foi pauta das discussões também a Proposta Pedagógica e Qualidade do Ensino Superior: Bases do Recredenciamento e Ações Docentes. Conduzida pelo professor Dr. Marden Lucena, a rodada de diálogo contou com o apoio da professora Dra. Luciane Jóia e da pesquisadora institucional Elisângela de Souza. “O credenciamento da FASB junto ao Ministério de Educação foi em 1999, este ano vamos solicitar o recredenciamento, ele é necessário após e cada ciclo avaliativo do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), explicou Lucena. “Para isso, contamos com o que temos de melhor, nosso corpo docente, que está na linha de frente, juntamente, claro, dos nossos alunos”. Concluiu.

Professores da FASB iniciam Planejamento Pedagógico 2016. Foto: Divulgação/Araticum
Professores da FASB iniciam Planejamento Pedagógico 2016. Foto: Divulgação/Araticum

Organizado pelo Programa de Assessoria Docente – PAD, o Planejamento Pedagógico prevê, na quarta-feira, 03, um fórum de coordenadores e uma mesa redonda sobre desdobramento da instrumentalização da PPF, com base na economia do conhecimento. O encerramento será na sexta-feira, 05, com uma reunião com o presidente da IAESB, Tadeu Bérgamo.

Sobre a FASB: A instituição completou, no ano passado, 16 anos com o fortalecimento dos nome cursos de graduação tradicionais: Administração, Agronomia, Contabilidade, Direito, Educação Física, Enfermagem, Psicologia e o mais recente curso de Biomedicina. Inovou ao trazer para o oeste da Bahia quatro novos cursos tecnológicos – Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Financeira e Produção Audiovisual – sendo os dois últimos pontuados com nota 4 (de uma escala de 1 a 5) pelo Ministério da Educação.

Os cursos da FASB também figuram todos os anos no Guia do Estudante, da Editora Abril, como os melhores do País. Em 2014 foram lembrados com três estrelas os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física e Fisioterapia. A qualidade oferecida se reflete ainda no retorno para a comunidade. Com os estágios curriculares e os projetos de extensão, a FASB disponibiliza na sua Unidade de Serviços atendimento jurídico gratuito por meio do Balcão de Justiça; psicológico na Clínica de Psicologia; além de levar orientações na prevenção da saúde pelos acadêmicos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Fernanda Lacerda visita barracão da Grande Rio e experimenta fantasia que usará no desfile

Banda Studio 4 faz apresentação gratuita hoje no Studio Mafra