em

Turistas são recepcionados com diversão no Porto de Salvador

Que o baiano é um ótimo anfitrião todo mundo sabe. Mas, mesmo com a fama rodando o planeta, poucos turistas poderiam imaginar uma recepção tão calorosa como a que tiveram ao desembarcar no Porto de Salvador, na manhã desta terça-feira (9). Um receptivo especial foi realizado no local, que só no último dia de Carnaval […]

Secretaria de Turismo do Estado da Bahia recepciona turistas durante o carnval de Salvador. Foto: Camila Souza/GOVBA
Secretaria de Turismo do Estado da Bahia recepciona turistas durante o carnaval de Salvador. Foto: Camila Souza/GOVBA

Que o baiano é um ótimo anfitrião todo mundo sabe. Mas, mesmo com a fama rodando o planeta, poucos turistas poderiam imaginar uma recepção tão calorosa como a que tiveram ao desembarcar no Porto de Salvador, na manhã desta terça-feira (9). Um receptivo especial foi realizado no local, que só no último dia de Carnaval recebeu cerca de 12 mil passageiros de quatro transatlânticos atracados no terminal portuário.

Na chegada, os visitantes tiveram o primeiro contato com a folia que os espera nos circuitos da festa. Eles tiraram fotos ao lado das baianas e puderam dançar ao som do maestro Fred Menendez, direto do Rixô Elétrico – um veículo movido a pedais que fez as vezes do trio elétrico no local. “É maravilhoso. Já chegamos entrando no clima de festa. A última vez que curtir Carnaval na Bahia tem quase dez anos, mas, hoje [terça], estou de volta para curtir. Adoro essa energia”, disse a turista do Espírito Santo, Jacqueline Campos.

A ação é promovida pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), por meio da Bahiatursa. Segundo o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, a chegada dos visitantes no último dia de folia confirmou a Bahia como um dos principais destinos nesta época do ano. “Aqui, o turista já sente a alegria e animação assim que pisa em terra firme. A Bahia é um lugar para se divertir e quem vem sabe disso. Quem conhece esse estado sempre retorna. Do dia 5 (quinta) até o último dia de folia devemos receber 45 mil turistas”.

Secretaria de Turismo do Estado da Bahia recepciona turistas durante o carnval de Salvador. Foto: Camila Souza/GOVBA
Secretaria de Turismo do Estado da Bahia recepciona turistas durante o carnaval de Salvador. Foto: Camila Souza/GOVBA

Para o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, “o Carnaval é uma grande vitrine que atrai turistas de todo o mundo. Queremos que, quando eles cheguem, já sintam a energia e a receptividade do baiano e da nossa cultura”.

Os turistas também foram recebidos pelos guias e monitores, responsáveis por orientar os visitantes. Os profissionais qualificados pela Setur estão preparados para a missão, alguns falam até oito idiomas. “Nós passamos por capacitação e melhoramos nossa fluência nos idiomas, ampliamos nosso conhecimento sobre a história da Bahia e a nossa maneira de atender”, ressaltou o monitor Icaro Costa, que fala fluente inglês, espanhol, francês, alemão, hebraico, italiano, russo e grego.

Os turistas vão ficar em Salvador por cerca de 16 horas, tempo o suficiente para conhecer a cidade, realizar passeios como o das ilhas e, sem dúvida, participar da folia. A entrega dos abadás foi feita no balcão da Central do Carnaval instalada nas dependências do Porto de Salvador. “Já conheço o Carnaval da Bahia e adoro. Este ano, mesmo que seja no último dia, eu vou. Já estou com minha camisa”, disse a turista de São Paulo, Fernanda Marques.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

De volta ao Brasil advogada chama a atenção em desfile de carnaval

Call center atende aos turistas em seis idiomas durante o Carnaval