em

Governo inaugura primeira unidade da Rede SAC do Território do Velho Chico

Os 69 mil habitantes de Bom Jesus da Lapa, no sudoeste baiano, não vão mais se deslocar para outras cidades quando precisarem emitir documentos. A carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS), CPF e certidão de antecedentes criminais já podem ser feitos no Ponto Cidadão, inaugurado na tarde desta sexta-feira (11), pelo Governo do […]

Unidade do SAC em Bom Jesus da Lapa. Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Unidade do SAC em Bom Jesus da Lapa. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Os 69 mil habitantes de Bom Jesus da Lapa, no sudoeste baiano, não vão mais se deslocar para outras cidades quando precisarem emitir documentos. A carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS), CPF e certidão de antecedentes criminais já podem ser feitos no Ponto Cidadão, inaugurado na tarde desta sexta-feira (11), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb). Localizado no centro da cidade, o posto também oferece os serviços do Ceprev, intermediação para o trabalho e solicitação do seguro-desemprego.

“Esse é um presentão que a população de Bom Jesus da Lapa recebe e que vai garantir a dignidade dos cidadãos das cidades vizinhas também”, afirmou o governador em exercício, João Leão. A unidade é a primeira da Rede SAC a ser instalada no Território de Identidade do Velho Chico, composto por 16 municípios. Ao todo, cerca de 288 mil pessoas serão beneficiadas.

O atendimento inaugural ocorreu logo após o descerramento da placa. O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, que precisava da segunda via da carteira de identidade, foi o primeiro atendido. Após o procedimento, que durou menos de três minutos, Ribeiro revelou o que a população pode esperar do sistema. “O procedimento é fácil e sem burocracia. Rápido e vai garantir a comodidade que o povo merece”.

Unidade do SAC em Bom Jesus da Lapa. Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Unidade do SAC em Bom Jesus da Lapa. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Atendimentos

A unidade – 21º Ponto Cidadão da Rede SAC no estado – tem capacidade para realizar cerca de 5,5 mil atendimentos por mês. O local vai disponibilizar mensalmente 1.100 senhas para RG, 660 para carteira de trabalho, 660 para emissão de CPF, 660 para antecedentes criminais, 660 para atendimentos do Ceprev e 1.760 para serviços de seguro-desemprego e intermediação para o trabalho, por meio de guichês do SineBahia.

Para o secretário de Administração do Estado, Edelvino Goes, a instalação da unidade representa a garantia dos direitos dos cidadãos. “Para arrumar trabalho, por exemplo, é necessário uma série de documentos, que antes muitas pessoas não conseguiam tirar. Hoje isso mudou. As pessoas vão contar com serviços perto de casa”, destacou.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Fisiculturista Agatha Fernandes retoma a carreira com fome de títulos

População de Barreiras ganha duas novas unidades da PM