em

Sindicato Rural de LEM e Fundação Solidaridad Brasil apresentam números do projeto Horizonte Rural

Diagnóstico gera informações sobre as práticas de gestão e de produção de soja das propriedades no âmbito da sustentabilidade O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e a Fundação Solidaridad Brasil apresentam nesta quarta-feira, 25, às 17h, em um coquetel no estande da CNA/FAEB/SENAR e Sindicatos do Oeste, na Bahia Farm Show, […]

Diagnóstico gera informações sobre as práticas de gestão e de produção de soja das propriedades no âmbito da sustentabilidade

O Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e a Fundação Solidaridad Brasil apresentam nesta quarta-feira, 25, às 17h, em um coquetel no estande da CNA/FAEB/SENAR e Sindicatos do Oeste, na Bahia Farm Show, os números já consolidados da plataforma Horizonte Rural. O diagnóstico gera informações úteis ao produtor sobre as práticas de gestão e de produção de soja das propriedades no âmbito da sustentabilidade.

O Horizonte Rural foi desenvolvido pela Solidaridad com o apoio de vários parceiros da cadeia produtiva, que vão desde empresas multinacionais, associações, sindicatos de produtores e cooperativas. Hoje, mais de 3 mil produtores de cana de açúcar, algodão, soja, pecuária, cacau, citrus e dendê já participaram.

A ferramenta, que vem sendo multiplicada na região, é uma forma simples e gratuita de o produtor de soja avaliar e melhorar seus resultados. A plataforma foi desenvolvida para ajudar o sojicultor e seus parceiros a caminhar em busca de uma produção cada vez mais sustentável. Neste primeiro momento, por meio da parceria entre as duas instituições, 100 produtores da base sindical de Luís Eduardo, que engloba os municípios de Angical, Baianópolis, Correntina, Cristópolis, Jaborandi, Riachão das Neves e São Desidério, devem ser contemplados.

O diagnóstico é feito por meio de um guia de autoavaliação composto por temas, em formato de um questionário simples e objetivo, que aborda a gestão da propriedade em seus aspectos econômico, social e ambiental. A amostragem inclui tanto pequenos produtores quanto grandes empresas agrícolas. A participação é registrada de forma codificada e as respostas individuais são processadas e mantidas em sigilo para preservar o anonimato e segurança do avaliado.

Após o preenchimento do questionário, a plataforma gera um relatório com o balanço das práticas individuais do participante e outro relatório de comparação da performance com os demais produtores da região. Também é disponibilizado um plano de ação com recomendações para as adequações, de acordo com as normas nacionais, as legislações ambiental e trabalhista e padrões internacionais de sustentabilidade para certificação.

“Em âmbito geral, a região se torna mais segura e fortalecida com produtores melhor informados e preparados para gerir seu negócio, mesmo com as adversidades na condução da atividade agrícola. Aliando interesse, disposição e as ferramentas corretas, é possível aperfeiçoar a produção, as finanças e a qualidade de vida no meio rural. É isso que vamos mostrar neste pré-fechamento, com a apresentação dos números já consolidados do projeto Horizonte Rural na região”, destacou o representante da Solidaridad na região, Harry van der Vliet.

Atendimento itinerante

Além da apresentação dos números já consolidados, uma equipe técnica do Horizonte Rural ficará à disposição no estande do sistema sindical, durante a Bahia Farm Show, para divulgação do projeto e assessoria aos produtores interessados, que podem realizar o processo de maneira autônoma e online, requerendo um login e uma senha de acesso ao site ou solicitar um acompanhamento pessoal, agendando uma visita na fazenda, no escritório ou na sede do Sindicato. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 9.9931-2555 e 3628-3019, pelo e-mail [email protected] ou durante visita ao estande.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Palestras e eventos marcam participação do Sindicato Rural de LEM na Bahia Farm Show

O Boytatá Paulo Simas do Tudo Pela Audiência exibe corpo sarado em ensaio realizado em praia carioca