em

Com 16 milhões de embarques, metrô de Salvador comemora dois anos de operação neste sábado

O Metrô de Salvador completa dois anos de inauguração e operação neste sábado (11), com a marca de 16 milhões de embarques realizados. A chegada do equipamento introduziu uma nova cultura do transporte na capital. O passageiro, que antes dependia do fluxo do trânsito, atualmente pode se descolar pela cidade de maneira mais cômoda e […]

Estação do Metrô de Bom Juá. Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Estação do Metrô de Bom Juá. Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O Metrô de Salvador completa dois anos de inauguração e operação neste sábado (11), com a marca de 16 milhões de embarques realizados. A chegada do equipamento introduziu uma nova cultura do transporte na capital. O passageiro, que antes dependia do fluxo do trânsito, atualmente pode se descolar pela cidade de maneira mais cômoda e com agilidade.

De metrô, o deslocamento entre as estações da Lapa e Pirajá, atualmente, dura 16,5 minutos, enquanto em outros veículos pode levar uma hora ou mais. “O metrô tem essa vocação natural de ser um transporte em rede, que otimiza a mobilidade urbana, encurtando distâncias e ainda garantindo uma viagem segura e confortável”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

Para garantir mais mobilidade e qualidade ao transporte público da capital baiana, a integração do metrô será ampliada a partir deste domingo (12), quando 27 novas linhas urbanas se somam às dez já integradas desde janeiro. A integração, que ganhará um aporte de mais 88 linhas no dia 10 de julho, é válida pelo período de duas horas, mediante o uso do cartão do metrô ou do SalvadorCard, e o usuário não paga nada a mais pelo benefício.

Marcando os dois anos de inauguração, o governador Rui Costa visita o Pátio Pirajá, que é um conjunto de edificações onde se localiza o complexo de manutenção dos trens do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) e o novo Centro de Controle Operacional (CCO), na próxima terça-feira (14). “Desde que assumiu a gestão do metrô, em 2013, o Governo do Estado não mediu esforços para viabilizar o seu funcionamento pleno e integrado, pensando sempre no bem-estar da população que depende do transporte público”, acrescenta Martins.

Linha 2

Em ritmo cada vez mais acelerado, as obras da Linha 2 do metrô entram em fase final para duas estações – Acesso Norte 2 e Detran. A Estação Acesso Norte 2, que será ponto de integração com a Linha 1, tem mais de 98% das obras concluídas. Já a estação Detran tem mais de 95% das intervenções concluídas, com previsão de termino no próximo mês de julho. Quando ficar pronta, até o final de 2017, a Linha 2 vai permitir que o trajeto de 23 quilômetros entre o Acesso Norte e o município de Lauro de Freitas.

A Linha 1 do metrô foi concluída pelo Governo do Estado em apenas dois anos e meio após a transferência da gestão do sistema do município de Salvador para o Estado.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Sindicato Rural de LEM promove aula inaugural do Curso Gestão da Empresa Agrícola

Pesquisa aponta que Oziel Oliveira lidera corrida pela Prefeitura de LEM