em

Concurso Burrega ao Pé bate recorde de inscritos na Exporural

Seleção de crias de ovinos mostra potencial do estado em melhoria genética Uma nova e exclusiva categoria de julgamento de animais bate recorde de inscritos na 17ª edição da Exporural, que acontece no Parque de Exposições de Salvador, no período de 13 a 21 de agosto. O concurso de crias da raça de ovinos Santa […]

Seleção de crias de ovinos mostra potencial do estado em melhoria genética

Uma nova e exclusiva categoria de julgamento de animais bate recorde de inscritos na 17ª edição da Exporural, que acontece no Parque de Exposições de Salvador, no período de 13 a 21 de agosto. O concurso de crias da raça de ovinos Santa Inês, conhecido como Burrega ao Pé, já conta com a participação de 100 animais inscritos, três vezes mais que a última edição. Participam da disputa fêmeas de até 100 dias e ainda mamando.

A aceitação dos criadores, por uma nova categoria de julgamento, tem sido grande, valorizando a venda destes animais no leilão seguinte. “Avaliamos tipo, raça, tamanho, como nos demais julgamentos. Trata-se de uma categoria nova, que valoriza animais ainda mamando e que não podem ir para pista. As campeãs e vice-campeãs participam da disputa nacional, após dois ou três meses, com grandes chances de ganharem a disputa”, ressaltou o presidente da Accoba e organizador da feira, Almir Lins. Ainda segundo ele, a campeã da última edição tinha apenas 90 dias e foi vendida por R$ 28 mil, valor superior aos animais adultos que participaram com ela.

A competição, que já é referência no país, reunirá animais vindos dos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Vale ressaltar que a Santa Inês é a maior raça de ovinos do Brasil, e trará cerca de 600 animais para a feira.

Potencial

Na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, a Bahia lidera o ranking nacional de caprinos, com um rebanho aproximado de 2,360 milhões de cabeças, seguido dos estados de Pernambuco e Piauí. Já o plantel de ovinos ocupa o segundo lugar no ranking, com aproximadamente 2,815 milhões de exemplares da espécie, atrás apenas do estado do Rio Grande do Sul (4,223 milhões de cabeças). Os números são do IBGE. Ainda segundo a pesquisa, os municípios com maior contingente de animais são Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Curaçá e Uauá.

exporural 2016

SERVIÇO:
17a edição da Exporural
Data: 13 a 21 de agosto de 2016
Horário de funcionamento: das 8h às 22h
Local: Parque de Exposições de Salvador
Ingresso: R$ 5,00 (crianças de até 8 anos não pagam)
Informações: (71) 3375-4574

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

10º Workshop da National Mango Board, que começa nesta quarta-feira (3) em Petrolina, ajuda na balança comercial do Vale do São Francisco

Seminário debate crise hídrica no Oeste baiano