em

Manifestantes a favor da Vaquejada protestam em Eunápolis

Vaqueiros, trabalhadores e amadores de vaquejada se manifestaram nesta terça-feira, 11, em Eunápolis, em prol da vaquejada e contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode tornar a prática ilegal em todo país. A concentração iniciou na Br101 e percorreu grande parte da cidade. A polêmica começou após o Supremo Tribunal Federal (STF) […]

Manifestantes a favor da Vaquejada. Foto: Reprodução
Manifestantes a favor da Vaquejada. Foto: Reprodução

Vaqueiros, trabalhadores e amadores de vaquejada se manifestaram nesta terça-feira, 11, em Eunápolis, em prol da vaquejada e contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode tornar a prática ilegal em todo país. A concentração iniciou na Br101 e percorreu grande parte da cidade.

A polêmica começou após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar a lei que regulamentava a prática da vaquejada, no estado do Ceará. A decisão dos ministros levou em conta o sofrimento imposto aos animais. Por 6 votos a 5, o STF considerou que a prática fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.

“A vaquejada tem leis que a tornam o esporte legal. Hoje em dia é proibido o uso de chicotes, esporas com rosetas cortantes, é obrigatório o uso do protetor de calda, para não correr o risco de arrancar o rabo do boi.” comentou um dos manifestantes.

Logo após a decisão, que vale apenas para o estado do Ceará, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) comemorou a decisão STF e disse que valeria para a Bahia, o que gerou polêmico entre os defensores do evento na Assembleia. A regulamentação da Vaquejada na Bahia foi aprovada há um ano pela Assembleia Legislativa.

(*Com informações do Bahia Dia a Dia)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Nova linha de esmaltes é lançada em Barreiras amanhã, sábado (15)

Criminoso de alta periculosidade morre em confronto com a RONDESP em Itabela