em

Novas irregularidades na rede de água são flagradas pela Embasa na BA 447 em Barreiras

Ligações clandestinas prejudicavam o abastecimento nos povoados da Nanica, Barreiras Norte e Riachinho A Empresa Baiana de Águas e Saneamento retirou na segunda-feira (24) duas ligações clandestinas na rede distribuidora de água localizada na BA-447, na saída de Barreiras para Angical. Esta é a segunda vez este ano que a Embasa identifica as irregularidades, também […]

Ligações clandestinas prejudicavam o abastecimento nos povoados da Nanica, Barreiras Norte e Riachinho

Retirada de ligações clandestinas na rede BA 447. Foto: Divulgação/Embasa
Retirada de ligações clandestinas na rede BA 447. Foto: Divulgação/Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento retirou na segunda-feira (24) duas ligações clandestinas na rede distribuidora de água localizada na BA-447, na saída de Barreiras para Angical. Esta é a segunda vez este ano que a Embasa identifica as irregularidades, também conhecidas como “gatos” neste ponto. Em abril, foram retiradas outras cinco ligações clandestinas. A fraude estava prejudicando mais uma vez o abastecimento dos povoados da Nanica, Barreiras Norte e Riachinho, na zona rural de Barreiras.

Os técnicos da Embasa suspeitam que as ligações clandestinas estavam abastecendo um grupo de casas construídas em uma área não autorizada pelo município para construções ou moradias. “Este tipo de fraude na rede é recorrente neste ponto. Conseguimos identificar pela reclamação das pessoas em outros pontos que deveriam ser abastecidas”, afirma o gerente de operações da Embasa, Marcos Rogério Moreira.

Para identificar a fraude, foram cruzadas as informações das leituras dos medidores da rede, que demonstraram um excesso na quantidade de água necessária para atender aos povoados.

Em agosto deste ano, foram retiradas 40 ligações clandestinas no Centro Comercial, Distrito Industrial e nos residenciais Cidade Nova e São Francisco, em Barreiras. Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da Embasa e regularizar sua ligação, evitando problemas e corte no abastecimento do imóvel. Caso a população identifique alguma ligação clandestina, pode denunciar pelo 0800 0555 195.

Teste de cloro – identificação retirada de ligações clandestinas na rede BA-447. Foto: Divulgação/Embasa

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

HDS apresenta nova linha de armazenamento flash

Possível affair de Paulo Cintura recebe mais uma proposta para posar nua