em

Estudantes de Correntina realizam movimento pela Cultura de Paz

Como parte do projeto interdisciplinar ‘Resgatando valores na escola por uma Cultura de Paz’, estudantes e professores do Colégio Estadual de Correntina, localizado no município de Correntina, no Oeste baiano (914 km de Salvador), participaram, nesta quarta-feira (26), da Passeata da Paz. A iniciativa é inspirada pelo movimento desencadeado, em 1999, pela Organização das Nações […]

Passeata da Paz - Colégio Estadual de Correntina
Passeata da Paz – Colégio Estadual de Correntina. Foto: Divulgação

Como parte do projeto interdisciplinar ‘Resgatando valores na escola por uma Cultura de Paz’, estudantes e professores do Colégio Estadual de Correntina, localizado no município de Correntina, no Oeste baiano (914 km de Salvador), participaram, nesta quarta-feira (26), da Passeata da Paz.

A iniciativa é inspirada pelo movimento desencadeado, em 1999, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que estimula o respeito aos direitos humanos e o combate à discriminação, à intolerância, à exclusão social, à pobreza extrema e à degradação ambiental, tendo a Educação como uma das principais ferramentas.

Segundo a diretora da unidade, Sandra Rocha, a ideia do projeto interdisciplinar surgiu dos próprios estudantes, que estão empenhados em disseminar, cada vez mais, um clima de solidariedade e respeito às diferenças no ambiente escolar. “Desde que começamos o projeto, no início do ano, percebi que os alunos estão exercitando a empatia, olhando o outro com mais respeito e respeitando as regras básicas de convivência, como utilizar as expressões por favor, com licença e obrigado”, afirma.

Passeata da Paz - Colégio Estadual de Correntina
Passeata da Paz – Colégio Estadual de Correntina. Foto: Divulgação

O estudante do 2º ano do Ensino Médio, Ronivon Figueredo de Almeida, 17 anos, é importante levar os ensinamentos aprendidos para além dos muros do colégio. “A escola tem a preocupação de mostrar que a paz é respeitar o outro, independente das suas diferenças. Por isso, prego a paz e o respeito nas minhas redes sociais para que os meus amigos e familiares sigam este exemplo”, comenta.

Já o seu colega Edmael Souza Rocha, 17, do curso técnico em Agropecuária, acredita que a Cultura de Paz deve ser constante em todos os lugares e fala, emocionado, sobre o efeito multiplicador da atividade pelas ruas da cidade. “A passeata levou a paz para as pessoas da minha cidade. Por onde passamos comerciantes, motoristas e motociclistas paravam para prestar atenção na nossa mensagem. Foi muito bonito”.

Passeata da Paz - Colégio Estadual de Correntina
Passeata da Paz – Colégio Estadual de Correntina. Foto: Divulgação

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Santuário Nacional de Aparecida realiza sua primeira Fam Trip

Santuário Nacional de Aparecida realiza sua primeira Fam Trip

Villa Mix Weekend reúne estrelas da música em resort cinco estrelas no litoral do Rio