em

Abapa realiza a doação de agasalhos para estudantes de localidade da zona rural de Barreiras, no oeste da Bahia

Nesta terça-feira (12), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) fez a doação de agasalhos para estudantes da localidade Rio de Pedras, em Barreiras. Foram doados cerca de 400 peças 100% algodão para crianças, jovens e adultos da Escola Municipal Santa Luzia, que segundo os professores, sofre com a evasão escolar durante o período […]

Entrega casacos sou de algodão
Entrega casacos sou de algodão. Foto: Divulgação/Abapa

Nesta terça-feira (12), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) fez a doação de agasalhos para estudantes da localidade Rio de Pedras, em Barreiras. Foram doados cerca de 400 peças 100% algodão para crianças, jovens e adultos da Escola Municipal Santa Luzia, que segundo os professores, sofre com a evasão escolar durante o período do inverno. O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato participou da solenidade de entrega juntamente com as representantes do Núcleo Mulheres do Agro, Grasiela Bergamaschi, Neuza Brugnera e Suzana Viccini, que identificaram a demanda na comunidade e encaminharam a solicitação. A iniciativa também integra o movimento “Sou de Algodão” que incentiva o uso da fibra de algodão pelos consumidores.

Um dos estudantes contemplados, Damião Oliveira, 10, do 4º ano do ensino fundamental, diz que vai usar o agasalho todo o dia. “É muito bonito e confortável e agora posso usar o casaco para vir para a escola”. Anne Karine Queiroz de Souza, 14, do 9º ano, acredita que a doação vem para ajudar muito a comunidade. “Nem todo o mundo pode comprar um agasalho novo que vai ajudar a diminuir o frio antes de vir para a escola”. Para a líder da comunidade, Elisnaide dos Santos, que participou da entrega, esta é mais uma ação social dos agricultores da região que vem contribuindo com a escola. “Cada família está agradecida por eles terem um olhar diferente e verem as necessidades para colaborar com a nossa comunidade”, afirma.

Entrega casacos sou de algodão. Foto: Divulgação/Abapa

Com a propriedade próxima à localidade Rio de Pedras, a agricultora Suzana Viccini, explica que a solicitação dos agasalhos era uma demanda antiga da comunidade. “Com a doação da Abapa, estamos contribuindo com o desenvolvimento social desses estudantes, identificando e permitindo que eles tenham plenas condições de freqüentar as aulas e tenham sucesso”, afirma. Para Neuza Brugnera, “a cada momento em que eles vestirem os agasalhos, é importante que eles saibam que existe a dedicação e um trabalho do produtor e de uma série de técnicos e profissionais que trabalham para levar na cadeia do algodão”, disse.

Durante a solenidade, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, ressaltou a importância da educação e o quanto ações como estas podem incentivar com que os estudantes da zona rural permaneçam dentro de sala de aula. “Além do lado social, estes agasalhos também representam a importância daqueles que estão no campo, e que, no caso dos produtores de algodão, vem produzindo com qualidade e de forma sustentável, levando em consideração os pilares social, ambiental e economia”, afirma. Além desta ação social, a Abapa por meio do programa Patrulha Mecanizada também investiu no início deste ano na manutenção de 43 quilômetros da estrada que passa pela localidade.

Entrega casacos sou de algodão. Foto: Divulgação/Abapa

Conteúdo Abapa

Conteúdo fornecido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão - ABAPA

O que se espera (va) da intervenção militar na segurança do Rio de Janeiro?

Como ser rico no Brasil aproveitando a conversão do Euro?