em

Kiev Ballet Tour 2018 chega a Salvador para apresentação inédita

Após rodarem o país em 2017 em comemoração aos 150 anos da companhia, o Kiev Ballet chega a Salvador em exibição inédita do espetáculo dos bailarinos da Ucrânia. Serão 38 ucranianos na equipe, entre bailarinos, técnica, direção e produção considerada uma das 5 melhores do mundo, em apresentação única na cidade no dia 03 de […]

Kiev Ballet Tour 2018 chega a Salvador para apresentação inédita
Foto: Divulgação

Após rodarem o país em 2017 em comemoração aos 150 anos da companhia, o Kiev Ballet chega a Salvador em exibição inédita do espetáculo dos bailarinos da Ucrânia. Serão 38 ucranianos na equipe, entre bailarinos, técnica, direção e produção considerada uma das 5 melhores do mundo, em apresentação única na cidade no dia 03 de agosto (sexta-feira), às 20h, no Teatro Castro Alves. Os ingressos variam entre 20 e 120 reais e terão as vendas abertas a partir de segunda-feira (09), exclusivamente pelo site Ingresso Rápido, na bilheteria do Teatro Castro Alves, e nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista. O projeto tem o incentivo da Lei Rouanet e o patrocínio do Laboratório Sabin, Brasal e Monumenta Comunicação.

Com origem e sede no Teatro de Ópera da Ucrânia, o Kiev Ballet é uma renomada companhia de balé. Entre as principais menções e reconhecimentos ao grupo, está a Estrela de Ouro, maior prêmio da Academia Francesa de Dança. Em 2018, além da capital catarinense, a turnê percorre as cidades de Goiânia (GO), Brasília (DF), Natal (RN), Recife (PE), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), além de apresentações em Peru, Chile e Argentina. Um workshop para 60 crianças vai fazer parte da programação.

Kiev Ballet Tour 2018 chega a Salvador para apresentação inédita
Foto: Divulgação

Programa

O público baiano terá a oportunidade de conferir duas grandes obras clássicas: Dom Quixote e Paquita. A primeira traz a narrativa dos personagens Kitri e Basílio, e tem como característica fundamental os traços hispânicos com seus animados cavaleiros e senhoritas, indo totalmente ao contrário da política de seu país de origem. A versão para o balé de “Dom Quixote” não prova apenas a genialidade de Cervantes, mas também de Marius Petipa, que provou que se pode fazer coreografias marcantes saindo um pouco dos padrões.

Por outro lado, Paquita tem origem na Ópera de Paris em 1º de abril de 1846 por Joseph Mazilier e Paul Foucher, com música de Édouard Deldevez e Ludwig Minkus. Paquita sempre faz sucesso devido, principalmente, às suas alegres danças espanholas.

Nomes premiados

Um dos grandes destaques é, sem dúvida, a apresentação dos renomados bailarinos, prestigiados com menções por onde passam. Em cena, estarão alguns nomes consagrados em apresentações e prêmios em nível mundial, como Tatiana Golyakova, bailarina da cidade de Kiev, e que ostenta a posição de primeira bailarina do Kiev Ballet. A artista, formada pela Escola Estatal de Balé de Kiev, destaca-se por ser detentora do Grande Prêmio da Competição Internacional de Ballet de Luxemburgo, em 1997. Além disso, foi condecorada com a medalha de prata na Competição Internacional de Ballet Rudolf Nureyev, em Budapest. Também fazem parte do currículo da dançarina o certificado de honra do governo ucraniano e o título de artista do povo da Ucrânia. Entre as obras que vão compor seu currículo, estão O Lago dos Cisnes, Quebra Nozes e a Bela Adormecida.

Kiev Ballet Tour 2018 chega a Salvador para apresentação inédita
Foto: Divulgação

Quem também levará boas performances para os catarinenses é o ucraniano Jan Vaña. O jovem se formou no Conservatório de Dança de Praga, cidade onde nasceu e iniciou sua carreira no Teatro Nacional da República Tcheca, no papel do Príncipe, da obra de Tchaikovsky, O Quebra Nozes. Após a graduação, se tornou membro da Ópera Nacional da Ucrânia e, desde 2011, é o principal bailarino do Kiev Ballet, tornando-se o primeiro dançarino a integrar a companhia. Entre seus papéis estão os de Príncipe Siegfried, Rotbarth (Swan Lake), Príncipe Desiré, Blue bird (The Sleeping Beauty) e Príncipe (The Nutcracker). Com o Kiev Ballet, participou de turnês na Itália, França, Suíça, Alemanha, Espanha, Romênia, Russia, Grécia, China, Japão, Coréia e Canadá.

A solista Kateryna Kozachenko se destaca pelas excelentes coreografias e coleciona prêmios importantes, entre eles, o diploma como melhor bailarina da Escola Suíça de Ballet. Desde 2002 no time do ballet, foi vencedora na 5ª e 6ª edições da competição internacional do Ballet Serge Lifar, além do Prêmio Mundial do Ballet Jovem Internacional Yuri Grigorovich. Odete e Carmem são algumas das canções de seu repertório.

Demais bailarinos

Os outros bailarinos da companhia também prometem encantar a todos os públicos. Como Khrystyna Shyshpor, condecorada como artista da Ucrânia, e com o início de sua carreira como parte do corpo de baile da Ópera Nacional da Ucrânia enquanto ainda cursava a Academia Municipal de Dança de Kiev. Foi medalha de ouro com apenas 10 anos na competição ucraniana As Sete Cores do Arco Íris, ganhou também a medalha de prata no concurso Crystal Slipper, Youth Ballet. Tem prêmios como a competição internacional de dança clássica na Rússia em 1998, medalha de ouro na Competição Internacional de Dança Clássica Artek Fuete – 99 (1999), e a láurea com a medalha da Competição Internacional Rudolf Nureyev de Ballet da Hungria no mesmo ano.

Kiev Ballet Tour 2018 chega a Salvador para apresentação inédita
Foto: Divulgação

Entre suas execuções criativas, incluem-se a performance como solista principal nas peças O Lago dos Cisnes (Swan Lake), O Quebra Nozes (Nutcracker), A Bela Adormecida (Sleeping Beauty) de Tchaikovsky, Scheherazade de Rimsky-Korsakov’s, Carmen Suite de Bizet e Gisellede A. Adana entre outros.

Também parte da nova geração, Yevheniy Svyetlitsa, é outra que promete arrancar aplausos. Primeiro Solista da Ópera de Liyv e formado em Kiev, o jovem tem como característica a técnica apurada constantemente, e se apresenta como convidado na Ópera Nacional da Ucrânia como solista em Spartacus e O Lago dos Cisnes, e chega ao Brasil agregar seu talento ao time de Kiev. A jovem se destaca pelos reconhecidos prêmios, como o da Excelência Técnica Nacional da University da Ucrânia, do qual foi vencedor, além de ganhar também o Prêmio Artista da Ucrânia em 2015 e o Prêmio Cultural da Universidade Nacional de Zakinchiv.

Seu repertório eclético inclui performances como Ziggfried, Rothbart, pas de trois em O Lago dos Cisnes; O Príncipe em O Quebra Nozes de Tchaikovsky; Solor em La Bayadère , Minkusa; Romeo em “Romeo e Julietta”, de S. Prokofiev; são algumas de suas obras. O bailarino já se apresentou em países como Polônia, Espanha, Austria, Suíça, Estados Unidos, Holanda e França.

Já Stanislav Olshansky se formou na Escola Estatal de Balé de Kiev. Há um ano no Kiev Ballet como primeiro solista, o bailarino já participou de peças de artistas como Tchaikovsky, L. Minkus e A. Adana. Entre seus papéis, estão Blue Bird (A Bela Adormecida, de Tchaikovsky), Príncipe (Quebra-Nozes de Tchaikovsky), Robber (Snow Queen – Tchaikovsky e outros compositores), Alexander (A Dama das Camélias), entre outras.

Agenda
Kiev Ballet Tour 2018
28/07-Goiânia (GO)
29/07-Brasília (DF)
01/08 – Natal (RN)
02/08 – Recife – PE
03/08- Salvador (BA)
05/08 – Rio de Janeiro (RJ)
07/08 – Florianópolis (SC)
08/08 – Curitiba (PR)
09/08 – Belo Horizonte (MG)
10/08 – São Paulo (SP)
16/08 a 02/09 – Peru, Chile e Argentina

Serviço
Kiev Ballet- Tour 2018 -Salvador (BA)
Data: Sexta-Feira, 03 de agosto de 2018
Horário: 20h
Local: Teatro Castro Alves – Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande, Salvador (BA)

Obras: Dom Quixote e Paquitá

Capacidade: 1554 lugares
Duração: 45 minutos cada suíte com um intervalo de 20 minutos entre elas.
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos: Entre 20 e 120 reais.(meia-entrada limitada a 40% do total dos ingressos disponíveis para o evento)*

Vendas abertas a partir de segunda-feira, 09 de julho, exclusivamente pelo site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br), na bilheteria do Teatro Castro Alves, e nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista.

Apresentado por: Ministério da Cultura

Patrocínio: Laboratórios Sabin, Brasal e Monumenta Comunicação

  • O Teatro Castro Alves cumpre a Lei Federal 12.933 de 29/12/2013, que determina que a comprovação do benefício de meia-entrada é obrigatória para aqueles que gozam deste direito. Estudantes devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), não sendo aceitos outros documentos.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

como-pagar-multa-de-transito

Fatores que tornam a multa por radar irregular e passível a ser cancelada

Produtores rurais ampliam sede da Escola Família Agrícola de Santana

Produtores rurais ampliam sede da Escola Família Agrícola de Santana