em

Aparecida é destaque no Seminário Regional sobre Concessões e Parcerias promovidos pelo Sinduscon-GO

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) em Aparecida de Goiânia serão destaque da programação do III Seminário Regional Centro-oeste sobre Concessões e Parcerias, que está sendo realizado nesta quarta-feira, 28, pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na sede do Sinduscon-GO. O município criou o […]

Foto: Valdir Antunes - Secom
Foto: Valdir Antunes – Secom

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) em Aparecida de Goiânia serão destaque da programação do III Seminário Regional Centro-oeste sobre Concessões e Parcerias, que está sendo realizado nesta quarta-feira, 28, pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na sede do Sinduscon-GO.

O município criou o Programa Municipal de Parceria Público-Privada e o Comitê Gestor de Parceria Público-Privada do Município de Aparecida de Goiânia (CGPPP), instrumentos que devem regular as parcerias estabelecidas pela prefeitura, e tão necessárias ao crescimento e modernização do município, de forma responsável, legal e que beneficie a coletividade. O objetivo é que as empresas ofereçam nova dinâmica a serviços prestados com patrocínio do Estado Público, superando limitações orçamentárias na implementação de serviços públicos, sem ocasionar o endividamento público.

O comitê é composto por membros da administração municipal e representantes da comunidade. “Aparecida está aberta à esse modelo de gestão (PPPs e Concessões). Já fazemos parcerias com outras esferas, como o Judiciário. Construímos o Fórum do Garavelo e iniciaremos mais um em breve. Construímos e mantemos escolas em parceria com várias instituições, inclusive religiosas; também construímos cerca de 50 praças em parceria com a própria comunidade e o setor empresarial de Aparecida”, enumerou o prefeito Maguito Vilela, que participou da abertura do evento ao lado do presidente do Sinduscon-GO, Carlos Alberto Moura, e do presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Esses exemplos serão apresentados às 15 horas, pelo presidente do CGPPP secretário de Governo e Integração Institucional de Aparecida, Euler de Morais, durante o quarto painel do seminário promovido pelo Sinduscon: Pipeline Municipal e Estadual do Centro-Oeste em PPP’s e Concessões. Ele explicará a condução do processo para a construção de três grandes praças da cidade – Parque da Criança, Parque da Família e Parque Elmar Arantes Cabral (Parque América) – e o que tratará da destinação dos Resíduos Sólidos no município.

Segundo o prefeito, as parcerias e concessões, realizadas com responsabilidade, ajudam as cidades, estados e o país a se desenvolver mais rápido. “O setor público precisa desatar os nós, desburocratizar e encontrar soluções que sejam mais criativas. E isso é muito mais presente no setor privado. Em Aparecida, nossas iniciativas nesse sentido tem ajudado a dar bom andamento à cidade e manter as contas públicas em dia”, frisou.

SEMINÁRIO – O III Seminário Regional sobre Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs) – Ampliação das Oportunidades de Negócios, tem exatamente a troca de experiências entre as empresas da Região Centro-Oeste do país como objetivo central. “Vamos receber informações técnicas, ouvir experiências de concessões e PPPs em andamento, e entender que este não é um negócio apenas para grandes empresas”, destacou o presidente do Sinduscon-GO, Carlos Alberto de Paula Moura Júnior.

O evento reúne agentes de governo, empresários, investidores, financiadores – como a Caixa Econômica Federal (CEF) e pessoas que se relacionam com os temas Concessões e PPPs. As atividades se estenderão até as 18 horas. Goiânia é a terceira cidade a sediar o encontro, que já teve edições nas regiões Sul (Curitiba) e Nordeste (Fortaleza).

Participaram ainda da abertura do evento os secretários de Aparecida Ralph Vicente (Indústria e Comércio), Euler de Morais (Governo e Integração Institucional); o Superintendente Executivo da Secima, Mário João de Souza; o presidente do Sinduscon de Tocantins, Bartolomé Alba Garcia; o vice-presidente da Fieg, Wilson de Oliveira; presidente da Goiás Fomento, Humberto Tannús Júnior; e o presidente da Ademi, Renato de Sousa Correia.

Por Daniela Soares – Secom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Goiânia Ouro oferece curso de internet para pessoas acima de 40 anos

Estudante da Escola Maria Antônia da Costa ganha concurso nacional de Redação