em

Ciclovia Universitária recebe obras de manutenção

A Prefeitura de Goiânia realiza manutenção na ciclovia integrada ao Corredor Preferencial de Ônibus Universitário, que liga a Praça Cívica ao Terminal Praça da Bíblia. As obras de reparo em trechos do piso da ciclovia são executadas pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Seinfra). Os trabalhos de retirada do concreto se […]

Ciclovia Universitária recebe obras de manutenção. Foto: Humberto Silva
Ciclovia Universitária recebe obras de manutenção. Foto: Humberto Silva

A Prefeitura de Goiânia realiza manutenção na ciclovia integrada ao Corredor Preferencial de Ônibus Universitário, que liga a Praça Cívica ao Terminal Praça da Bíblia. As obras de reparo em trechos do piso da ciclovia são executadas pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Seinfra).

Os trabalhos de retirada do concreto se iniciaram na última sexta-feira, 30 de outubro, e a previsão é que sejam concluídos em 10 dias, dependendo do período chuvoso. Os trechos com desgastes do piso vão receber nova concretagem e pintura.

A ciclovia Universitária possui 2,5 quilômetros de extensão e foi inaugurada em 2012. Pelo local, circulam cerca de 140 ciclistas diariamente. Durante o período de manutenção, a ciclovia não será interditada e os ciclistas podem realizar o percurso efetuando pequenos desvios nos trechos em obras.

O estímulo ao uso da bicicleta integra as ações em prol da mobilidade da Prefeitura de Goiânia. O prefeito Paulo Garcia está tirando do papel o projeto cicloviário: já construiu ciclovias nos corredores preferenciais de ônibus Universitário e T-63.

Além dos 2,5 quilômetros de ciclovia no corredor Universitário, Goiânia possui mais 3,2 quilômetros de ciclovia no corredor preferencial T-63, que liga o Parque Anhanguera ao setor Nova Suíça.  Está em construção o trecho cicloviário articulado ao corredor preferencial de ônibus T-7, com 8,1 quilômetros de extensão.

Somente nos corredores, Goiânia terá cerca de 40 quilômetros de trechos cicloviários. A licitação para a contratação das obras de mais cinco corredores preferenciais (T-9, 24 de Outubro, Independência, T-63 e 85) está em fase final.

As ciclofaixas de lazer são outros espaços para o uso da bicicleta na cidade. Implantadas ao redor dos parques Areião, Vaca Brava e Lago das Rosas, as ciclofaixas interligam os parques pelas Avenidas Portugal, Areião, Quinta e Primeira Radial, Americano do Brasil e T-03; e as Ruas 29A, 16B, T-15, T-12, T-60, Eugênio Jardim e Edmundo Pinheiro de Abreu. São mais de 14 km de extensão.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) está implantando a ciclorrota, em mais de 7 km, saindo da Avenida Cora Coralina até a T-63, sentido centro-bairro e Terminal Isidória até a Praça Cívica, sentido bairro-centro.

Ao longo Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), um dos maiores parques lineares da América Latina, há ainda mais 40 quilômetros de trechos cicloviários.

Por Lourdes Souza

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

“Malho todos os dias e não me troco por nenhum garoto de 20 anos” diz o ex-BBB Vavá aos 39 anos

Quadra poliesportiva atende comunidade do Jardim Dom Fernando em Goiânia