em

Grupo de prevenção contra erosões se reúne para dar início a processos de recuperação

O Grupo Integrado Municipal de Intervenção Preventiva de Defesa Civil se reuniu na tarde dessa terça-feira (17) com os representantes da empresa Triunfo/Concebra, concessionária da BR-153, para dar continuidade às ações de prevenção a erosões, que podem se agravar com a chegada das chuvas. Primeiro ponto a receber reparos será no bueiro que fica no […]

Foto: Carlos Alexandre (Secom)
Foto: Carlos Alexandre (Secom)

O Grupo Integrado Municipal de Intervenção Preventiva de Defesa Civil se reuniu na tarde dessa terça-feira (17) com os representantes da empresa Triunfo/Concebra, concessionária da BR-153, para dar continuidade às ações de prevenção a erosões, que podem se agravar com a chegada das chuvas. Primeiro ponto a receber reparos será no bueiro que fica no Córrego Santo Antônio, às margens da BR-153, entre a Vila Maria e o Jardim Paraíso. Ação acontecerá na próxima sexta-feira (20).

O Grupo é coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e Integração Institucional e as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura, Meio Ambiente, Regulação Urbana e Rural, Habitação e Regularização Fundiária e Assistência Social; além da Superintendência Municipal de Trânsito de aparecida (SMTA).

Durante a reunião foram mapeados os pontos que precisam de reparos e os respectivos projetos para recuperação das erosões. Foi ressaltado também o fato de que neste ano, devido ao fenômeno climático El Niño, as chuvas virão com mais intensidade. Para a próxima semana já estão prevista chuvas torrenciais. Na força tarefa formada entre a prefeitura e a concessionária será realizada primeiramente a obstrução para que seja iniciado o processo de recuperação, que consiste na construção de duas pontes no trecho do Country Club.

O projeto já está pronto e aguarda recursos do Governo Federal.  A ação contará com participação de todas as secretarias envolvidas no Grupo de Intervenção preventivo, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal e a Triunfo/Concebra, que entrará com parte do maquinário e pessoal. A prefeitura ficará responsável pela mão de obra e o material da obra.

O grupo se empenha para desenvolver projetos de recuperação nos trechos identificados, evitando com isso, maiores prejuízos e buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos cidadãos aparecidenses. No entanto também serão identificados todos os pontos e possíveis pontos de erosões e alagamento espalhados pela cidade. A Política Municipal de Proteção e Defesa Civil irá desenvolver projetos de forma rápida para agilizar e executar reparos necessários que previnem acidentes.

Por Ana Paula Moreira – Secom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Primeira Conferência Municipal dos Direitos Humanos acontece na próxima semana

Doação de alimentos à Associação de Apoio à Pessoa com Câncer emociona