em

Prefeitura de Aparecida e Embaixada da Síria iniciam relação diplomática

Aproximação deve favorecer parcerias futuras, troca de experiências e implementação de novos projetos desenvolvimentistas para Aparecida Aparecida de Goiânia, 07 de julho de 2016 – Com o objetivo de conhecer o potencial de Aparecida de Goiânia e iniciar uma relação diplomática entre a administração do município e a Síria, o prefeito Maguito Vilela e a […]

Aproximação deve favorecer parcerias futuras, troca de experiências e implementação de novos projetos desenvolvimentistas para Aparecida

Prefeitura de Aparecida e Embaixada da Síria iniciam relação diplomática. Foto: Johnney Macena
Prefeitura de Aparecida e Embaixada da Síria iniciam relação diplomática. Foto: Johnney Macena

Aparecida de Goiânia, 07 de julho de 2016 – Com o objetivo de conhecer o potencial de Aparecida de Goiânia e iniciar uma relação diplomática entre a administração do município e a Síria, o prefeito Maguito Vilela e a primeira-dama Flávia Teles, receberam nesta quinta-feira (07) a visita do embaixador da República Árabe da Síria no Brasil, Ghassam Nseir, e sua embaixatriz, Dra. Hanan Falouh.

A recepção, realizada no Hotel 10, na BR-153, entrada de Aparecida, reuniu ainda empresários locais e árabes, representantes dos polos industriais presentes no município, secretários da administração municipal e autoridades da República Árabe. O encontro foi intermediado pelo cônsul geral honorário da República Árabe da Síria em Goiás, Jamal Yusuf, e pela consulesa, Yousra Youssef.

Por meio de um vídeo institucional, os visitantes conheceram um pouco do desenvolvimento atual de Aparecida. “Goiás está no coração do Brasil e Aparecida é o grande trevo do país. Tem uma logística muito boa, está entre duas BRs e conectada pelo Anel Viário. É uma cidade com grande vocação industrial”, resumiu o prefeito Maguito Vilela. Ele explicou que a cidade já conta com cinco polos ativos, com grandes indústrias de exportação em funcionamento, além de dois polos privados em consolidação.

“E agora, Aparecida implantará o 41º Clia – Complexo Logístico Industrial e Alfandegário – do Brasil. Assinamos recentemente, com o Governo do Estado, um protocolo de intenções, e em breve será iniciada a instalação do complexo, que será três vezes maior que o Porto Seco de Anápolis. Ele auxiliará no escoamento da produção do Estado, melhorando logística e transporte”, completou o prefeito.

Além da vocação industrial, a recente tendência a se tornar uma cidade universitária também foi ressaltada aos visitantes. “Hoje já contamos com dezenas de cursos superiores da UFG, UEG, IFG, inclusive voltados ao setor de indústria e logística, além de instituições privadas e profissionalizantes, como SENAI. “Por tudo isso, Aparecida está entre as 10 cidades que mais crescem no Brasil, em todos os aspectos”, afirmou.

Aparentemente emocionado com a recepção em Aparecida, o embaixador Ghassam Nseir elogiou a gestão da cidade. “Fiquei muito feliz por conhecer o potencial desta cidade, tanto industrial, como cultural e social, e estou satisfeito em conhecer o prefeito pessoalmente, já que tem um glorioso histórico de trabalho político e social em prol do desenvolvimento dessa cidade. Me senti como se estivesse em casa”, afirmou.

O embaixador lembrou que a comunidade árabe participou ativamente da construção do Brasil desde os primórdios e pediu que a relação de colaboração se estenda à sua pátria mãe. “Ao assistir esse vídeo institucional fiquei feliz em ver o desenvolvimento que alcançaram aqui, mas, ao mesmo tempo, senti muita tristeza pelo meu país, que também estava em processo de construção e veio a ignorância e destruiu tudo”, emocionou-se.

Espírito de cooperação entre povos

Segundo o diplomata, a Síria foi um dos primeiros países da região árabe a buscar a infraestrutura adequada a servir seus cidadãos. Mas, com o conflito que já dura cerca de seis anos, o país encontra-se hoje completamente destruído. “As forças da ignorância, do obscurantismo e do colonialismo vieram para destruir tudo o que construímos. Estamos mantendo a nossa paciência e lutando contra essa ignorância, mas estamos às portas da vitória, com apoio dos nossos amigos”, falou. “Como o prefeito bem disse, reconstruiremos a Síria para que seja melhor do que ela já foi, mas precisamos do apoio das pessoas de boa fé e do povo consciente do Brasil, como o prefeito”, completou.

Maguito Vilela reiterou o apoio anunciado no ano passado, quando eclodiu uma onda de êxodo de refugiados sírios à diversos países da Europa e outros continentes também. “Estamos dispostos a colaborar, porque solidariedade tem que ser entre todos os povos, do mundo inteiro”, ressaltou.

Prova dessa disposição foi lembrada pelo pároco da Igreja Ortodoxa em Goiânia, Rafael Magul, que também acompanhou a visita da comitiva Síria. “A administração cedeu recentemente um terreno, no setor Expansul, para a construção da 1ª creche da comunidade árabe em Goiás. O projeto já está na Agehab para aprovação e em breve será consolidado”, informou o sacerdote.

Após a visita a Aparecida de Goiânia, a comitiva da República Árabe da Síria seguiria para a capital, para encontro com o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, e com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, ao longo de todo o dia. “Nossa expectativa é de que esse primeiro encontro abra portas para um diálogo aberto com a Síria, possibilitando parcerias, troca de experiências e implementação de novos projetos desenvolvimentistas em Aparecida”, frisou o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais.

PRESENÇAS – Participaram da visita os secretários da administração municipal de Aparecida; os vereadores Ezízio Barbosa, Edilson Ferreira e Gustavo Mendanha, presidente da Câmara Municipal; o diretor do DAIAG, Alcione Jacomet; o diretor do Park Industrial, Mário Cezár; diretor do Polo Empresarial Goiás, Gilberto Sebba; o presidente da Aciag, Osvaldo Zilli; o presidente da Sociedade Gibram Khalil, Sesin Shaould; o vice-presidente da Sociedade Ortodoxa de Goiânia, Ricardo Rabahi; os empresários Nelson Siqueira, Ana Flávia Abrao, Marwan Youssef e Mouna Dibe; o assessor especial de Governo, Michel Magoul; e o juiz de Direito Salomao Afiuni.

Por Daniela Soares

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Embaixador da Síria no Brasil, Ghassan Nseir, visita Goiânia

Tirinhas do dia – 08/07/2016