em

Aparecida terá rede completa de atenção às urgências

Até o fim da gestão do prefeito Maguito Vilela, Aparecida contará com uma rede completa de atenção às Urgências. É que o município já conta com duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), uma no setor Brasicon e outra no Buriti Sereno. Além disso, em agosto será entregue a terceira UPA, no Parque Flamboyant. As UPAs […]

Aparecida terá rede completa de atenção às urgências. Foto: Divulgação
Aparecida terá rede completa de atenção às urgências. Foto: Divulgação

Até o fim da gestão do prefeito Maguito Vilela, Aparecida contará com uma rede completa de atenção às Urgências. É que o município já conta com duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), uma no setor Brasicon e outra no Buriti Sereno. Além disso, em agosto será entregue a terceira UPA, no Parque Flamboyant. As UPAs funcionam 24 horas por dia e resolvem grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Cada unidade tem porte III, ou seja, capacidade para atender de 200 a 300 mil habitantes. Com as três unidades em funcionamento, a cidade terá uma cobertura completa de média complexidade de aproximadamente 750 mil habitantes, número superior aos 550 mil habitantes que vivem atualmente no município.

As UPAs inovam ao oferecer raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação e estabilização. Segundo o Ministério da Saúde, nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. A partir do diagnóstico, eles analisam se é necessário encaminhar o paciente para um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Além das UPAs, o Cais Nova Era e o Cais Colina Azul também prestam serviços de urgência e emergência na cidade, ou seja, contam com clínicos gerais e pediatras 24 horas.

Atenção básica e de média complexidade

O município de Aparecida de Goiânia é responsável por garantir para sua população atenção básica (nas Unidades Básicas de Saúde) e atenção às urgências (média complexidade) nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas. As UPAs não possuem UTI, mas possuem sala de estabilização que é um espaço de terapia semi intensiva, ou seja, tem capacidade para assistir um paciente até que seja autorizada a internação hospitalar.

Aparecida possui leitos de UTI no Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa) e em alguns hospitais particulares pactuados com o Sistema Único de Saúde (SUS). Com a inauguração do Hospital Municipal de Aparecida, em outubro deste ano, o município também terá condições de oferecer serviços de alta complexidade, que envolvem internações, cirurgias, e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que atualmente são garantidos pelo governo estadual. Isso significa que a atual gestão contemplará todos os níveis de saúde publica oferecidos pelo SUS.

As Unidades de Pronto Atendimento de Buriti Sereno e do setor Brasicon funcionam com quadro de médicos completo 24 horas. Cinco clínicos gerais e dois pediatras atendem no período diurno e quatro clínicos e dois pediatras durante o plantão noturno. A UPA Brasicon conta ainda com pronto socorro psiquiátrico 24 horas e UPA Buriti Sereno possui ortopedista e técnico de gesso 24 horas.

Atendimento ambulatorial

O município conta também com cinco unidades que oferecem atendimento ambulatorial, ou seja, consultas básicas e especializadas. O Cais Nova Era, Cais Colina Azul, Centro Clínico, Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (AMAG) e Ambulatório Central disponibilizam juntos cerca de 50 especialidades médicas e outras na área da saúde.

Nessas unidades os aparecidenses tem acesso aos atendimentos de cardiologia, ortopedia, neurologia, ginecologia, pediatria, oftalmologia, dermatologia, oncologia, urologia, nefrologia, reumatologia entre outros. Para agendar uma consulta especializada, a população tem à disposição o serviço de teleconsulta pelo 0800 646 1590. Após agendamento, a Secretaria Municipal de Saúde entra em contato com o paciente confirmando local, data e horário da consulta.

Por Ana Clara Dias

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Prefeitura de Goiânia lança site e aplicativo NetConsulta para agendamento no SUS

Força-tarefa desarticula esquema de sonegação em Jequié e Conquista