O Exército sírio encontrou equipamento para produzir as armas químicas no hospital usado pelos terroristas na província de Latakia
Durante o avanço das tropas, o exército sírio conseguiu recuperar o controle de várias regiões estratégicas anteriormente na posse de militantes na província de Latakia, noroeste do país. No decorrer da operação num hospital foi encontrado equipamento para produzir armas químicas que os terroristas teriam querido usar, para depois culpar as autoridades sírias, comunica a agência de notícias SANA.
As autoridades também confiscaram equipamento e medicamentos de origem turca, saudita e qatarense.
Segundo a agência iraniana SANA que cita um dos médicos, o hospital poderia ser o ponto central para prestar apoio aos terroristas feridos. O hospital estava dotado de equipamento para fazer diferentes operações. As autoridades também encontraram estoques de medicamentos para anestesia e para hemorragias, incluindo medicamentos modernos usados no exército norte-americano.
Além disso, na sexta-feira (25), as forças sírias retomaram Ketf Al-Harami, bem como Talet Al-Awda, na zona rural de Latakia. Os montes Jabal al-Nuba, já haviam sido retomados antes, segundo as fontes.
Num outro desenvolvimento de ontem, tropas sírias tomaram o controle de colinas estratégicas que tinham sido capturadas anteriormente por combatentes extremistas militantes em Latakia.
Em particular, o exército e as Forças de Defesa Nacional liberaram os montes Jabal al-Naom na zona rural do norte da província. A operação durou apenas 12 horas, com muitos militantes fugindo para as cidades vizinhas de Salmi e Rabia.
Lembramos que a Rússia realiza a operação aérea contra o grupo terrorista Estado Islâmico na Síria a pedido de Damasco. Esta já deu resultados significativos: os combatentes terroristas já começaram a recuar, perdendo os armamentos e material bélico na linha de frente, segundo o Estado-Maior General russo, e as forças sírias com o apoio russo avançam, libertando locais estratégicos do cerco terrorista.
© 2015 Sputnik. Todos os direitos reservados