em

Parlamentares brasileiros deixam o Parlasul após acusação de golpe

Presidente do Parlasul acusou Congresso brasileiro de “golpe parlamentar” Depois da declaração do deputado argentino Jorge Taiana, presidente do Parlasul, de que o Brasil passava por um golpe e a situação política por aqui é escandalosa com a “utilização forçada da lei do impeachment”, 17 dos 20 parlamentares brasileiros que compõem a delegação enviada ao […]

Presidente do Parlasul acusou Congresso brasileiro de “golpe parlamentar”

Parlasul. Foto: Reprodução/Twitter
Parlasul. Foto: Reprodução/Twitter

Depois da declaração do deputado argentino Jorge Taiana, presidente do Parlasul, de que o Brasil passava por um golpe e a situação política por aqui é escandalosa com a “utilização forçada da lei do impeachment”, 17 dos 20 parlamentares brasileiros que compõem a delegação enviada ao Uruguai para as comemorações dos 25 anos do Mercosul se retiraram do evento. Além disso, o lugar reservado aos parlamentares brasileiros, fundo do auditório, foi considerada uma retaliação pela aprovação do impeachment pela Câmara na semana passada.

A saída dos deputados brasileiros provocou uma saída em massa da reunião, incluindo a senadora Lídice da Mata (PSB), que votou contra o impeachment. Apenas os deputados governistas, Ságuas Moraes (PT-MT), Benedita da Silva (PT-RJ) e Jean Wyllys (PSOL-RJ), permaneceram no local.

O deputado baiano Benito Gama (PTB) criticou as declarações de Taiana sobre assuntos que dizem respeito apenas ao Brasil. “O Mercosul não pode entrar em assuntos internos do Brasil chamando o impeachment de ‘golpe parlamentar’. Inaceitável”, disse.

O senador Roberto Requião (PMDB-ES) tentou, em vão, resolver a situação, mas foi ignorado sob alegação de que não havia possibilidade de apresentar questões de ordem na reunião. Informações do Diário do Poder.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Senado elege a comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment

Prefeitura de Barreiras investe na reforma de quadras poliesportivas