em

Os benefícios da utilização de softwares originais

Entenda por que não há vantagem nos programas piratas

Ilustração. Foto: Pixabay

Antes de elencarmos as vantagens de termos um programa original em nossas máquinas, precisamos saber exatamente do que estamos tratando. Se você não sabe a diferença de um software pirata para um licenciado, ela é bem simples: essa autorização para uso do aplicativo é adquirida através do pagamento de uma quantia, fazendo com que ele seja usado de acordo com a licença e as leis de copyright, tudo dentro da legislação vigente.

No entanto, é bastante comum encontrarmos em computadores caseiros – ou até mesmo de empresas – software ilegais. É que, no Brasil, existe uma “cultura” que incentiva o uso de produtos não originais. O principal argumento para isso é a alta taxa tributária, colocando os obstáculos financeiros como o motivador para infringir a lei. Mas isso não deveria ser visto como um custo e sim um investimento, já que o usuário – ou a companhia – que recorre a métodos não genuínos pode estar correndo sérios perigos.

Quais os malefícios dos softwares piratas?

Você ainda não se convenceu que vale a pena instalar comprar um programa original e prefere se arriscar num pirata? O primeiro argumento que poderíamos utilizar é que essa é uma atitude criminosa, já que são programas licenciados. Além disso, ir por esse caminho também pode ser uma medida nociva para o seu computador, pois saiba que, em se tratando de softwares, os não originais têm uma forte correlação com malwares e outros problemas que afetam usuários e suas máquinas, de acordo com um estudo da Software Alliance, que anualmente analisa o impacto da ilegalidade dentro do ecossistema computacional.

Além disso, empresas com programas piratas, como o Windows ou o Office, deixam seus sistemas vulneráveis. Se ela for pequena ou média, então, o risco de ataques cibernéticos sobe para 72%. Um Office regularizado, por exemplo, ajuda a firma a se proteger com atualizações de segurança, mantendo a conformidade e aumentando a produtividade, disponibilizando acesso exclusivo aos recursos mais recentes do aplicativo.

Um outro estudo realizado em 2010 mostrou dados assustadores:

  • 25% dos sites acessados oferecendo programas piratas tentam instalar softwares maliciosos ou que poderiam causar danos;
  • 11% dos “key generators” e cracks baixados de sites tentam instalar softwares maliciosos ou que poderiam causar danos;
  • 59% dos “key generators” e cracks baixados via redes P2P tentam instalar softwares maliciosos ou que poderiam causar danos.

Conheça as vantagens dos softwares originais

Os programas originais garantem uma segurança bem maior para o usuário ou para a sua empresa. Veja abaixo os benefícios que sustentam a tranquilidade de quem não quer ter problemas com suas máquinas:

  • Segurança

Usar softwares originais garante a segurança do seu computador contra uma série de riscos de segurança. Sua máquina não fica exposta a vírus, spywares, malwares e programas mal-intencionados, que podem causar a perda de informações importantes, desde fotos de familiares até informações sigilosas, como dados da sua empresa, documentos e senhas.

  • Suporte

Os fabricantes oferecem suporte oficial para quem usa programas originais. No caso do Windows, por exemplo, o suporte da Microsoft (e de parceiros autorizados) pode resolver uma série de problemas de utilização do computador. Quem usa softwares piratas vai precisar gastar mais tempo (e dinheiro) para lidar com essas situações.

  • Updates

Os softwares originais fazem constantes atualizações de segurança que garantem que os dispositivos continuem protegidos diante do crescente número de ameaças. Os usuários que usam programas não originais perdem o direito a esses updates, fazendo com que seus produtos fiquem vulneráveis aos perigos da internet.

  • Nada de problemas

Quem usa programas piratas está sujeito a “chuvas e trovoadas”. O usuário pode enfrentar lentidão do sistema, perda de dados, travamentos, erros diversos, entre outros contratempos. No final das contas, será preciso gastar tempo e dinheiro para lidar com as situações decorrentes do uso de softwares falsificados.

Nax

NAX - meio gente, meio robô. Uma profissional perfeita para todas as ocasiões.

lampada, ideia, thought-2123971_1280

Como se preparar para um concurso público

Bruna Marquezine

Inspire-se no vestido vermelho usado por Bruna Marquezine no Festival de Veneza com as dicas da produtora de moda Vanessa Borelli