Leitura: 2 minutos

Ficar ou namorar? Saiba quando é o momento de assumir um compromisso sério

Foto: Getty Images / Thinkstock
Foto: Getty Images / Thinkstock

Bom dia! Você sabe quando é a hora certa de se oficializar uma relação? Essa é uma questão que muitos não conseguem responder – e não somente na fase da juventude, apesar de ser uma dúvida mais constante entre os jovens. O fato é que, na maioria das vezes, descobrir o que realmente se quer leva tempo. Assumir uma relação com outra pessoa não é tão fácil e para muitos pode ser uma responsabilidade difícil de ser encarada.

Assumir um namoro é uma mudança de comportamento. Para alguns, nada muda. Mas a verdade é que para a maioria a passagem do “ficar” para o “namorar” é sim uma mudança. A partir do momento em que se está namorando, a palavra compromisso surge com mais peso. Compromisso com a lealdade, sinceridade e fidelidade pelos sentimentos e atitudes. Claro que existem os namoros mais “leves”, sem “regras” e até os considerados “relacionamentos abertos” que não gostam do rótulo de seriedade. Porém, assumir um relacionamento muda algumas coisas.

Para ajudar um pouco na dúvida entre abrir mão de uma relação casual e oficializar um namoro, um estudo da Universidade de Chicago e da Universidade Northwestern, ambas dos Estados Unidos, concluiu que pessoas que mantêm relacionamentos amorosos estáveis e os casados têm menor produção de cortisol, o hormônio do estresse. Ponto positivo a favor do namoro!

Namorar pode ser somente um rótulo, mas para muitos é uma denominação importante. Então, quando encarar a oficialização do relacionamento? Com certeza o compromisso deve acontecer quando as duas pessoas envolvidas tiverem o mesmo objetivo e ao menos algo em comum. É uma decisão que deve ser tomada pelas duas partes, os dois têm que pensar, sentir e agir na mesma direção. (R7)