em

Qual a diferença entre piso vinílico e laminado?

Os pisos vinílicos e laminados, com aspecto amadeirado e uma ampla gama de cores e padronagens, caíram no gosto de quem faz questão de ter elegância e praticidade em ambientes residenciais ou comerciais. De fácil manutenção e instalação, estes revestimentos proporcionam ótimo custo-benefício e durabilidade. Mas afinal, qual deles é a melhor escolha? O piso […]

Ilustração. Foto: Divulgação
Ilustração. Foto: Divulgação

Os pisos vinílicos e laminados, com aspecto amadeirado e uma ampla gama de cores e padronagens, caíram no gosto de quem faz questão de ter elegância e praticidade em ambientes residenciais ou comerciais. De fácil manutenção e instalação, estes revestimentos proporcionam ótimo custo-benefício e durabilidade.

Mas afinal, qual deles é a melhor escolha? O piso vinílico ou o piso laminado?

Piso vinílico X piso laminado

Em primeiro lugar, a resposta à pergunta anterior é: depende. Os dois tipos de revestimentos oferecem diversas vantagens, e escolher o mais adequado vai depender basicamente do tipo de ambiente a receber o piso. A reforma será feita em ambiente residencial ou comercial? O fluxo diário de pessoas no ambiente é alto ou baixo? Você busca conforto térmico? Essas e outras perguntas devem ser respondidas antes de realizar a compra do novo piso.

Importante ressaltar que ambos podem ser instalados sobre um contrapiso que esteja adequadamente nivelado, sem a necessidade de quebra quebra ou de sujeira. Em alguns casos é possível colocar o novo piso em apenas um dia.

Piso vinílico

O piso vinílico é feito de PVC – cloreto de vinila, e pode ser encontrado no mercado em formato de réguas, placas e também de mantas. Um de seus principais destaques é a capacidade de reduzir e abafar ruídos – o que é uma excelente escolha para quem mora em prédios, por exemplo. Também é capaz de conservar a temperatura do ambiente, oferecendo conforto térmico. A resina de poliuretano presente no revestimento reduz a incidência de manchas e torna o produto antialérgico, perfeito para residências com crianças ou pessoas alérgicas.

Piso laminado

O piso laminado é feito de materiais derivados da própria madeira – como o HDF e o aglomerado. É comercializado em réguas, que podem ser instaladas por encaixe ou com cola. Dependendo de como foi feita a instalação, pode ser retirado e levado em caso de mudança. Fácil de limpar, é higienizado apenas com um pano umedecido com água e detergente neutro e bem torcido. Para que não propague o som do salto dos sapatos, pode ser instalado com uma manta acústica.

Tanto o piso vinílico quanto o laminado devem ser mantidos apenas em ambientes secos, que não recebam umidade ou água. O vinílico é mais resistente à água do que o laminado, mas ainda assim deve ser evitado em ambientes como banheiros. Antes de comprar o novo piso, converse com um instalador experiente.

Conteúdo Premium Especial ★

Conteúdo fornecido por colaboradores não representam a opinião do portal

Pricylla Pedrosa

Descontraída e espontânea, Pricylla Pedrosa se destaca entre as influenciadoras digitais

Pesquisadores mostram como a irrigação pode potencializar a agricultura familiar

Pesquisadores mostram como a irrigação pode potencializar a agricultura familiar