em ,

Novembro Azul mobiliza profissionais da Saúde Municipal

Assim como há o “Outubro Rosa” para fortalecer a luta contra o câncer de mama, o “Novembro Azul” é dedicado à conscientização nacional sobre o câncer de próstata, a neoplasia mais comum entre os homens. Em Aparecida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensifica neste mês ações educativas e atividades para prevenir a doença e […]

Assim como há o “Outubro Rosa” para fortalecer a luta contra o câncer de mama, o “Novembro Azul” é dedicado à conscientização nacional sobre o câncer de próstata, a neoplasia mais comum entre os homens. Em Aparecida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensifica neste mês ações educativas e atividades para prevenir a doença e conscientizar a população masculina da importância de cuidar da própria saúde.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a incidência do câncer de próstata é maior do que a do câncer de mama e o diagnóstico precoce é fundamental porque em sua fase inicial 90% dos casos são curáveis. Porém, nessa fase não há sintomas e por isso a ida ao urologista tem que ser anual. Os especialistas recomendam que o exame físico da próstata deva ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e a partir dos 45 anos para homens com casos na família e negros.
 
Educação contra o preconceito 
 
Para a coordenadora de Saúde do Homem e do Adolescente da SMS, Patrícia Carvalho, o fator educativo da Campanha tem grande destaque na mídia porque ainda existem preconceitos que afastam os homens dos serviços de saúde. Nesse sentido, ela cita uma recente pesquisa realizada pelo Datafolha que constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros com recomendações declararam já ter feito o exame. “Além do foco no câncer de próstata, ampliamos a campanha para outros temas não menos importantes.
 
Vamos observar, agir e orientar quanto às doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes relacionadas às doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular encefálico (AVE), principais causas de mortes masculinas no País, seguidas pelos cânceres e causas externas”, informa a coordenadora. A coordenação de Saúde do Homem mobilizou os profissionais da SMS para que orientem e direcionem os pacientes para o acompanhamento do médico que irá solicitar os exames apropriados. Além da intensificação dos trabalhos relativos à Saúde masculina em toda a rede, uma série de atividades tiveram início no último dia 4 e vão acontecer durante todo o Novembro Azul em Aparecida de Goiânia. Confira abaixo:
 
• 13/11: Palestra para o Grupo de Idosos do Centro de Convivência Vila Brasília;
• 16/11: Palestra na Empresa Rapidão Cometa;
• 17/11: Palestra na Empresa Goiarte;
• 18/11: Palestra no grupo de tabagismo Retiro do Bosque;
• 18/11: Palestra no Núcleo Idade do Saber;
• 19/11: DIA D no Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (AMAG) com avaliação nutricional, triagem para hipertensão e diabetes, palestras e orientação médica sobre o câncer de próstata, Prevenção do Tabagismo, Testes Rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite C, exame para hepatite B e imunização;
• 20/11: Palestra na Empresa Varela;
• 25/11: Ação de Saúde no CEPAIGO (Orientações de saúde e prevenção de DST/Aids)
• 26/11: Palestra no grupo de tabagismo no Papilon Park.
 
Conheça a doença e espalhe a conscientização
 
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos para não ser descoberto em estágio avançado. Os principais sintomas para detectá-lo são:
* Desconforto urinário
* Aumento da frequência urinária durante a noite
* Jato urinário mais fraco que o comum
* Sangramento urinário, quando em fase já avançada da doença
Por Polliana Martins (ASCOM/SMS)

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Mendonça manifesta apoio aos caminhoneiros e disse que DEM vai ao STF contra MP 699

Embasa abre cadastramento dos proprietários dos loteamentos Verde Vida e Novo Horizonte, em Luís Eduardo Magalhães