em

Sinal inteligente será instalado em cruzamento do Conjunto Bela Morada

Equipamento doado pela Fanap é utilizado em trechos de movimentação reduzida ou em horários muito específicos, evitando o tempo maior de espera do sinal convencional O prefeito Maguito Vilela e o superintendente municipal de Trânsito de Aparecida, Valdemir Souto, receberam nesta quarta-feira, 04, do diretor-geral da Faculdade Nossa Senhora Aparecida (Fanap), Frederico Lucas, a doação […]

Equipamento doado pela Fanap é utilizado em trechos de movimentação reduzida ou em horários muito específicos, evitando o tempo maior de espera do sinal convencional

Sinal inteligente será instalado em cruzamento do Conjunto Bela Morada. Foto: Valdir Antunes
Sinal inteligente será instalado em cruzamento do Conjunto Bela Morada. Foto: Valdir Antunes

O prefeito Maguito Vilela e o superintendente municipal de Trânsito de Aparecida, Valdemir Souto, receberam nesta quarta-feira, 04, do diretor-geral da Faculdade Nossa Senhora Aparecida (Fanap), Frederico Lucas, a doação de um conjunto semafórico contendo seis porta-focos, orçado em R$ 50 mil, que será instalado entre a Rua J-002 e Avenida Monteiro Lobato.

“O equipamento facilitará o acesso dos alunos ao estacionamento da faculdade, especialmente à noite, quando o fluxo no local é maior, chegando a cerca de 2 mil veículos”, explicou Valdemir Souto. Segundo ele, o equipamento é diferente do que é utilizado na cidade, pois é dotado de sensores que permitirão que o sinal seja fechado apenas quando houver a presença de veículos, já que trata-se de um local de pouca movimentação, com ocorrência de picos nos horários de entrada e saída dos alunos.

“Os sensores serão instalados no asfalto, antes do cruzamento, na faixa de retenção”, explicou. Assim, quando o veículo passar por eles, o sinal da Avenida Monteiro Lobato será fechado, permitindo que quem vem da Rua J-002 (continuidade da Avenida Pedro Luiz Ribeiro), possa atravessar e chegar ao estacionamento da faculdade.

Para a instalação dos equipamentos no cruzamento, um acesso será aberto no canteiro central da J-002 pela Secretaria de Infraestrutura e Obras do município. O secretário da pasta, Mário Vilela, também esteve no local acompanhando a entrega do equipamento e garantiu que a intervenção será iniciada já na semana que vem.

A instalação do equipamento nas imediações da Fanap, que fica no Conjunto Bela Morada, era uma solicitação antiga dos estudantes da instituição, a primeira de ensino superior do município. A queixa era que não havia nenhum retorno ao longo da avenida e os estudantes tinham que percorrer quase 3 km para poder fazer a conversão. “A instalação do semáforo vai tornar o acesso dos alunos mais rápido e seguro, evitando a ocorrência de acidentes”, destacou o prefeito Maguito Vilela.

A entrega dos equipamentos foi acompanhada pelo diretor geral do Procon Goiânia e professor da Fanap, Miguel Tiago, que também já ocupou a direção da SMT na capital.

Por Daniela Soares – Secom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Quadra poliesportiva atende comunidade do Jardim Dom Fernando em Goiânia

Lulinha volta a cobrar segurança em Feira e distritos