em

SMS promove rodas de conversa com adolescentes nas UBS

Aparecida de Goiânia, 19 de julho de 2016 – Adolescentes da região do Aeroporto Sul participaram na manhã desta terça-feira (19) da roda de conversa, promovida pela coordenadora de Saúde do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Carvalho, sobre diversos temas que envolvem a fase de transição entre a infância e a vida adulta. […]

SMS promove rodas de conversa com adolescentes nas UBS. Foto: Ana Clara Dias - SMS
SMS promove rodas de conversa com adolescentes nas UBS. Foto: Ana Clara Dias – SMS

Aparecida de Goiânia, 19 de julho de 2016 – Adolescentes da região do Aeroporto Sul participaram na manhã desta terça-feira (19) da roda de conversa, promovida pela coordenadora de Saúde do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Carvalho, sobre diversos temas que envolvem a fase de transição entre a infância e a vida adulta. O encontro foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Bandeirantes.

De acordo com a coordenadora de Saúde do Adolescente o objetivo é levar esse púbico para dentro das unidades de saúde. “Dentro da unidade eles podem tirar suas dúvidas sobre vários assuntos que envolvem a saúde, acolhimento e os cuidados nessa fase como drogas, violência, gravidez e outros”, explicou Patrícia Carvalho.

No total, 13 adolescentes participaram da roda de conversa. A maioria eram filhos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ou foram convidados pelos ACS da comunidade. A roda começou de forma lúdica. No primeiro momento, meninos e meninas se apresentavam e escolhiam um sentimento como sobrenome. O endereço de residência foi substituído pelos maiores sonhos da vida dos meninos e das meninas, que variaram entre se formar em medicina, ser criador de jogos e ter um caminhão.

No segundo momento, foram divididos três grupos. Cada um recebeu a missão de desenhar a figura de um menino ou de uma menina. Ou seja, um personagem fictício que pudesse representar alguém do convívio dos adolescentes. Na hora da apresentação dos desenhos, que renderam boas risadas entre os grupos, os adolescentes puderam falar as características físicas e psicológicas do personagem que eles mesmos criaram. “Eu estou achando muito legal, porque a gente interage. Na próxima vou chamar meus amigos”, confidenciou Luana Monteiro, de 14 anos.

Na última parte da roda de conversa, rolou a brincadeira “batata quente”. A coordenadora colocou uma música e um cubo mágico ia passando de mão em mão. Quando a música era interrompida, a pessoa que parou com o cubo mágico nas mãos, respondia uma pergunta de conhecimentos gerais. Quando um dos adolescentes não sabia a resposta, os outros se empolgavam ao poder ajudar ou falar a resposta.

A equipe de enfermagem e a médica da UBS do Bandeirantes também participaram da roda de conversa. “A intenção da SMS é mostrar para as equipes de Estratégia de Saúde da Família que é possível levar os adolescentes para dentro das unidades, e que é preciso se despir de pré-conceitos para lidar com esse público. Queremos incentivar as equipes a organizar seus próprios grupos com a comunidade”, salientou Patrícia.

Essa foi a primeira roda de conversa promovida pela SMS nas unidades básicas. Os próximos encontros serão na UBS do setor Caraíbas, no dia 22 de julho, às 9h30 e à tarde, às 14h, na UBS dos Jardim dos Ipês. No dia 05 de agosto, às 9h30, na UBS do Alto Paraíso.

Por Ana Clara Dias – SMS

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Paulo Garcia abre 20ª edição da Frente de Trabalho na Região Leste da Capital

Jornalista que acusa funkeiro Biel de assédio aparece na mídia pela 1ª vez