em

Oito novos CMEIs estão sendo entregues neste semestre em Aparecida

A população do setor Marista Sul e região acaba de receber mais uma benfeitoria. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Madalena Rodrigues Pereira foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (18) e está entre as oito novas unidades que serão entregues ainda neste semestre. A unidade entrou em funcionamento no início desta semana e […]

Oito novos CMEIs estão sendo entregues neste semestre em Aparecida. Foto: Johnney Macena
Oito novos CMEIs estão sendo entregues neste semestre em Aparecida. Foto: Johnney Macena

A população do setor Marista Sul e região acaba de receber mais uma benfeitoria. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Madalena Rodrigues Pereira foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (18) e está entre as oito novas unidades que serão entregues ainda neste semestre. A unidade entrou em funcionamento no início desta semana e foi inaugurada oficialmente à população em audiência que contou com a presença do prefeito Maguito Vilela e do secretário de Educação Domingos Pereira.

“É uma satisfação, uma alegria poder entregar ais um CMEI que irá amparar crianças, que com certeza terão um futuro melhor. Ao todo estamos entregando 43 unidades espalhadas por toda a cidade. Com as duas faculadades de Medicina e a chegada da Uiversidade Federal de Goiás, que já está em funcionamento e cujas obras do campus estão em fase avançada, temos a certeza de que nossas crinasç e jovens nunca mais precisarão ter de sair da cidade para tetr que estudar” – pontua o prefeito.

Para Natália Fernandes, a chegada do CMEI trouxe a certeza de um olhar atecioso a suas filhas. “Não é só aparência. Umas delas já sabe falar e chega em casa contando como os brinquedos são bons, como a escola é boa. Isso não tem preço” – conta. “Eu não tinha tempo de fazer nada. Hoje eu posso trabalhar com tranquilidade, sabendo que minha filha come nas horas certas, coisa que não fazia. Tenho certeza que está bem cuidada, recebendo educação de qualidade” – comemora outra mãe, Sabrina Laisla.

O Cmei do Marista Sul terá capacidade para 80 crianças de zero a cinco anos e funcionará em tempo integral. A equipe, composta por cerca de 50 servidores concursados – entre professores, pedagogos, auxiliares gerais, administrativos, intérpretes de Libras e profissionais de Educação Física – será dirigida pela professora Almerita Oliveira Santos. Temos que agradecer. “Aquilo que um dia já foi choro, de cada mãe e de cada pai que sofria com a falta de educação de qualidade para suas crianças, agora está se transformando em alegria. Aparecida hoje oferece educação, educação de qualidade para nossos filhos” – lembra a diretora.

A unidade tem 461,21 metros quadrados de área construída e foi orçada em R$ 710.002,20, recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Municipal. Além da população do Marista Sul, que já ultrapassa 3 mil habitantes, a nova unidade beneficiará também moradores dos bairros vizinhos, reforçando o atendimento já realizado pelo Cmei do Jardim Riviera.

A entrega do Cmei Maria Madalena Rodrigues Pereira reforça o conjunto de benefícios já entregues pela atual administração à população da região. Além das duas unidades escolares em funcionamento; a população recebe atendimento médico na UBS do Jardim Riviera; e, tanto o Marista Sul quanto bairros vizinhos, como Comendador Walmor, Riviera e Jardim dos Girassóis, receberam pavimentação asfáltica. “Antes era bem diferente. Creches faziam um trabalh assistencialista. Hoje, com os CMEIs, nossas crinaças educam e preparam nosso filhos de verdade para poder entrar bem no Ensino Funcamental” – lembra o secretário Domingos Pereira.

REDE AMPLIADA – O Cmei do Marista Sul é a segunda unidade inaugurada neste semestre pela SME. Nesta 4ª feira (17), a administração entregou o Cmei José Ferreira Câmara, no Parque Trindade II. Outras 8 unidades, que estão iniciando funcionamento gradativamente, também serão oficialmente inauguradas até o final do ano. Para isso, a SME convocou, entre junho e julho, cerca de 400 concursados aprovados em cadastro de reservas no concurso público de 2013. À medida em que os profissionais tomam posse, as equipes para as novas unidades são formadas e as aulas iniciadas.

Desde 2008, quando a cidade contava com apenas 7 Cmeis, a atual gestão colocou em funcionamento 14 Cmeis, totalizando 21 em funcionamento com a unidade do Marista Sul. A Rede Pública Municipal de Ensino de Aparecida conta hoje com 78 unidades – 59 escolas, sendo 4 de período integral, e 21 Cmeis. Juntas, elas atendem 35 mil alunos e elevam para R$ 110,2 milhões o total de investimentos realizados pela Prefeitura na Educação entre 2009 e 2015, incluindo melhoria e construção de unidades e investimentos no processo de formação e valorização dos servidores.

Por Frederico Noleto

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Gênero e Igualdade é tema do 18º Café com Feminismo

Acadêmica da FASB é premiada em Festival de Poesia em Ibotirama